quinta-feira, 4 de junho de 2015

Social, educação, saúde e comunidade nas ruas




Na manhã desta quarta-feira (03) aconteceu em Ipiaú uma caminhada pela Campanha “Ipiaú, Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem o dia 18 de Maio como dia nacional de mobilização, foi reforçado por centenas de pessoas que participaram da manifestação.



Além desta caminhada, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e o CREAS, promoveu uma série de ações que ampliam e fortalecem a luta contra a violência sexual infanto-juvenil. Uma delas, foi palestras nas escolas municipais e SCFV dos CRAS, tendo público alvo as crianças e adolescentes e blitz nas ruas entregando panfletos educativos e brindes.




Diversas pessoas participaram da caminhada, dentre estudantes, professores, secretários de governo, vereadores, secretaria de educação, secretaria de saúde, funcionários da prefeitura, funcionários da Câmara Municipal, agentes comunitários, Grupos do SCFV de Córrego de Pedras e toda Rede de Assistência Social.









Sobre o 18 de Maio


Esse dia foi escolhido como marco do combate à violência sexual de crianças e adolescentes porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.


A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário