quinta-feira, 2 de maio de 2013

CREAS alertam pais sobre negligência e abandono

 Quando o assunto é criança, um rápido descuido pode causar sérios problemas aos pais ou famíliares, chegando a perder a guarda do filho. O alerta é da equipe do CREAS, de acordo com a equipe muitos pais não sabem que cometem esse crime. Algumas familias não tem noção do que é negligência e, muitas vezes, elas se encontram em situação de negligência e apatia social. Isso é crime pode resultar na perda da guarda da criança.     
 
 “Uma das características de uma criança negligenciada é a apatia social, pois ela passa a não se comunicar. A criança clama pela família, mas, como não tem resposta, acaba se isolando”, diz Lívia coordenadora do CREAS.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 21 anos este ano: Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

“ É uma das piores formas de violência porque é a omissão da família. É como a criança deixasse de existir, passasse a ser um objeto”, explicou Lívia ainda ressaltando que é importante desvincular a pobreza da negligência. “Existem crianças de classe média que também sofrem com esse crime. A pobreza pode agravar, mas não é motivo para uma criança ser negligenciada”.
 
NEGLIGÊNCIA

 Um conceito amplo de negligência, ou omissão do cuidar, é o não atendimento das necessidades básicas da criança, em variados níveis de gravidade. É uma das formas mais frequentes de maus tratos que há muito pouco tempo vem sendo reconhecida como tal. Incluída no cotidiano de muitas famílias ou instituições, faz parte do contexto do que os adultos supõem ser seu direito de escolher, na maioria das vezes sem questionamentos, a qualidade de vida daqueles que deles dependem.
Alguns sinais de atos de negligência contra a criança:

   Desnutrição

   Desidratação

   Problemas na pele

   Geralmente são crianças sujas e famintas

   Timidez

   Dificuldade de comunicação

  Ausência da escola

  Trabalho Infantil

ABANDONO

 
O abandono é forma extrema de negligência, mas caracteriza apresentações parciais de abandono a submissão da criança ou adolescente a atos ou atitudes de omissão, de forma crônica, de maneira intencional ou não, que levam a prejuízos da higiene, da nutrição, da saúde, da educação, do estímulo ao desenvolvimento, da proteção e ou da afetividade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário