terça-feira, 14 de junho de 2016

Trabalho infantil pode causar sérios danos à saúde física e mental das crianças


A fim de tentar conscientizar a sociedade sobre o uso da mão-de-obra infantil-juvenil, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, iniciou nessa quarta-feira, 14 de junho, uma campanha que envolve palestras, panfletagem, busca ativa e atividades lúdicas. A coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira, ministrou a palestra “Quem Ama Protege ! Entre nesse jogo! Ipiaú Diz Não ao Trabalho Infantil”, na Escola Municipal Alda Cássia, no Bairro Euclides Neto.

Com essa iniciativa o CREAS pretende orientar a população para os danos que o trabalho infantil causa à criança, tanto na saúde como no desenvolvimento social. Segundo Lívia, o objetivo da campanha é ajudar as família a entender os danos que o trabalho infantil causam as nossas crianças. Como: distúrbios psicológicos, desvios na coluna, problemas respiratórios, problemas cardíaco e  fobia social. Esses são alguns dos problemas que uma criança que trabalha pode vir a ter. A criança que trabalha não tem tempo de brincar nem de estudar, direitos garantidos pelo ECA a todas a crianças do país, atividades fundamentais para seu bom desenvolvimento físico e psicológico. 

Por conta de tudo isso, e contrariando a cultura de que “é melhor a criança estar trabalhando do que na rua”, a Constituição Brasileira de 1934 já proibia o trabalho de adolescentes menores de 14 anos, o trabalho noturno para menores de 16 anos e serviços insalubres para quem tem menos de 18 anos de idade. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário