domingo, 12 de junho de 2016

CREAS DÁ INICIO MAIS UMA CAMPANHA NA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

A Campanha 2016 " Quem Ama Protege ! Entre nesse jogo! Ipiaú Diz Não ao trabalho Infantil na Cadeira Produtiva ", realizada ao longo do mês de junho e julho, contará com ações com palestras, panfletagem, busca ativa e um dia de atividades lúdicas e oficinas com crianças e adolescentes do nosso município.    
  
‘Não ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva’, este é o tema da campanha 2016 do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado neste domingo, dia 12 de junho. A Secretaria de Ação Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e parceiros realizarão uma série de ações de sensibilização e fiscalização durante todo os meses de junho e julho onde acontecerá a culminância." afirma Lívia Teixeira, coordenadora do CREAS.

Segundo dados da secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI),Isa Oliveira, esse tipo de atividade ilícita na cadeia produtiva é sempre informal e muitas vezes classificado entre as piores formas. “Acontece normalmente assim: o pai da criança é contratado para um serviço, de pedreiro, por exemplo, e leva o filho à obra como ajudante. Ou a família é contratada para prestar serviço a uma empresa de sapatos, e a criança fica com a tarefa de prender as tachinhas da decoração do sapato. A criança não é contratada diretamente, mas ela entra na cadeia produtiva.” ( Portal Brasil)

“Além dos risco com a saúde que encontra ainda em formação a criança que começa a trabalhar antes da idade que deveria, não tem uma preparação profissional adequada, se insere no mercado ganhando mal, e a perspectiva é de que ela continue ganhando mal durante toda a sua fase adulta com repercussões previdenciárias na velhice, "  Afirma Geruza Helena assistente social do CREAS.

Como em anos anteriores, as  educadoras sociais realizam busca ativa nas oficinas, Lava Jato, no centro de abastecimento e comércio, fazendo panfletagem e orientando sobre as razões pelas quais as crianças não devem trabalhar além de ser crime. Denuncie Disque 100 ou ao Conselho Tutelar -  3531.5574.





Nenhum comentário:

Postar um comentário