terça-feira, 5 de agosto de 2014

Balanço dos atendimentos do primeiro semestre de 2014


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar ações para os usuários.
O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira, o CREAS atendeu neste primeiro semestre de 2014, 77 famílias no total de 780 atendimentos individualizados de violação de direitos, os quais constituem demandas por serviços de proteção social especial.
Apesar da busca espontânea, encaminhamentos e do número de denúncias ter aumentado com o Disque 100, busca onde o denunciante não precisa se identificar, esse número não condiz com a realidade da violência em Ipiaú, pois muitas das ocorrências não são denunciadas e muitos dos casos não são encaminhados ao CREAS.
Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o CREAS disponibiliza atendimento psicossocial, psicológico, social e jurídico. Para “Lívia Teixeira, faz-se necessário destacar o apoio  do “Governo de Mais Perto de Vocꔓ da Secretária de Assistência Social e Desporto,Valdinélia Pimentel que não mediram esforços para assegurar ao CREAS a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
A coordenadora destacou o empenho de sua equipe que estiveram juntos neste trabalho. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário