terça-feira, 19 de março de 2013

TRÁFICO HUMANO E EXPLORAÇÃO SEXUAL, TERROR QUE INSPIRA CINEMA E LITERATURA


Muitas obras cinematográficas têm trazido a público a discussão sobre o tráfico de pessoas, tema também abordado em videoclipes, documentários e pela literatura. Recentemente, a atriz e cantora americana Jada Pinkett Smith, mulher do ator Will Smith, encampou a campanha contra este crime. Em 2012, contando com a direção de Salma Hayek, ela protagonizou o curta Nada (Nothing), que conta a história real de uma jovem vítima do tráfico e da exploração sexual. O vídeo faz parte da campanha Dontsellbodies.org (não à venda de corpos, em tradução livre). Seguem informações sobre mais algumas obras:

Bairro Sangrento (2012) - Em Vancouver, a CIA pede para que Elijah Kane (Steven Seagal) e sua equipe derrubem um chefe de gangue de alto nível, envolvido no tráfico de seres humanos, mas a investigação de Kane o leva a uma grande conspiração, envolvendo também o tráfico de órgãos.

Tráfico de Órgãos (2010) - Mulroney é um promotor público cuja filha tem uma rara doença e necessita de um transplante de pulmão. Depois de descobrir que ela é uma das últimas em uma extensa lista de espera, decide ir ao México em busca de uma solução alternativa, mas sua natureza ética é posta à prova quando ele tem de escolher entre salvar centenas de crianças que estão sendo mortas para servirem como doadoras de órgãos ou salvar a vida da própria filha.


A Informante (2010) - da diretora Larysa Kondracki, retrata a história de uma policial que aceita trabalhar para a ONU, na reconstrução da Bósnia após a guerra. Lá ela se depara com uma rede de tráfico e exploração sexual, encoberta pela própria ONU. O filme é baseado em fatos reais.

Afetados pela Vida (2009) - é um filme sobre tráfico de pessoas, produzido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Voltado a um público especializado, como policiais e juízes, ilustra os elementos característicos do tráfico de pessoas e as diferenças entre esta prática e o contrabando de migrantes. 


Passageiros da Noite (2008) - Duas amigas retornam de uma viagem de férias no México. A mala de uma delas é extraviada no aeroporto e as garotas acabam ficando sem condução em plena madrugada. Embaixo de uma chuva torrencial, conseguem parar uma van de lotação que passava pelo local. O motorista, que já tinha um passageiro na van, aceita levar até seus respectivos destinos as duas amigas e outros dois rapazes que elas conheceram no aeroporto e que passaram a flertar com elas ao longo da noite. Não demora para que a viagem se torne infernal e as moças traficadas.


Desaparecidos (2007) - Uma garota de 13 anos é sequestrada por traficantes na Cidade do México. Seu irmão, de 17 anos, une-se a um policial que perdeu a família para o tráfico de pessoas e, juntos, lutam para tirar a menina da gangue criminosa.


Baixio das Bestas (2006) - do diretor Cláudio Assis, conta a história de Auxiliadora, uma jovem de 16 anos explorada sexualmente pelo avô. A discussão sobre a exploração sexual da mulher se aprofunda ao tratar daquelas que sofrem abusos, violências e humilhações na casa de prostituição de Dona Margarida.

Anjos do Sol (2006) - retrata a infeliz situação de crianças e adolescentes vendidas por suas famílias, que vão se tornar objetos sexuais em prostíbulos no interior brasileiro. Com direção de Rudi Lagemann, o filme conta a história de uma dessas meninas. E de como, mesmo ela conseguindo fugir de seu cativeiro, a prostituição continua fazendo parte de sua vida.


Tráfico Humano (2005) - O diretor Christian Duguay expõe as motivações e conseqüências da exploração de mulheres. O filme conta a história de quatro mulheres seqüestradas por traficantes de pessoas e a luta de uma agente federal, a inspetora Kate Morozov, vivida pela atriz Mira Sorvino e de sua equipe para expor e combater a rede criminosa.


Para Sempre Lilya (2002) - do diretor Lukas Moodysson, conta a história de uma jovem abandonada pela mãe na antiga União Soviética. Sem condições de se manter sozinha, ela aceita a proposta de um jovem, por quem se apaixonou, para ir viver e trabalhar na Suécia. Ao chegar, se torna vítima da exploração sexual e do cárcere.


Sem Perdão (1999) - Um detetive particular investiga o desaparecimento do irmão da esposa de um amigo. Parecia ser um caso fácil até ele descobrir que está envolvido com uma quadrilha que lucra com pedofilia.

Migrando para a literatura de não-ficção, tem o livro O Ano em que Trafiquei Mulheres (Planeta-2007), de Antônio Salas, pseudônimo de um jornalista investigativo. Durante o período de apuração, Salas se passou pro traficante de mulheres, convivendo e negociando com outros traficantes. A obra desnuda o truncado e complexo mercado da exploração sexual.


FONTE: Rede Brasil Atual com adaptações de Sady Fauth
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário