sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ESPAÇO E SERVIÇOS PARA DEFICIENTES


O cenário atual da acessibilidade no transporte público não é dos melhores. Estimativas de 2007 apontam que apenas 2,5% da frota nacional de ônibus urbanos possuem algum tipo de adaptação para o acesso de pessoas com deficiência.
Na cidade de São Paulo já existem ônibus com piso rebaixado e rampa de acesso. Há também linhas
especiais que atendem pessoas com deficiência como o Programa Atende, que garante acesso a tratamentos de saúde e educação.



A escola é um dos primeiros espaços em que a criança tem contato com a diferença. Uma dúvida que sempre aparece é se a criança com deficiência deve estudar em uma escola especializada ou não.
Quando a escolha é pela escola não especializada, deve-se prestar atenção no respeito a algumas necessidades especiais, como se mostrará a seguir. 

- O espaço físico deve ser adequado às necessidades dos alunos com deficiência.
- A escola pública deve oferecer recursos e equipamentos específicos para atender às necessidades.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


Além da educação especial, a criança e adolescente com deficiência deve receber o atendimento educacional especializado. As atividades desenvolvidas são diferenciadas das realizadas na sala de aula comum, complementam a escolarização e buscam eliminar barreiras e atender as necessidades especiais da criança e do adolescente com deficiência. É um exemplo deste atendimento educacional especializado o ensino de linguagens e códigos de comunicação e sinalização nas escolas. 

A escola inclusiva − educação especial

Na escola inclusiva, a criança tem a possibilidade de ampliar seu círculo de relações, convivendo com outras crianças. O resultado desse convívio deve ser o respeito às diferenças. Mas, é fundamental que as necessidades especiais da criança com deficiência sejam observadas, garantindo igualdade de oportunidades entre todos os alunos.

Recomendações para contribuir na adaptação da criança com deficiência à vida escolar:

- Matricule seu filho na série de acordo com a idade.
- As classes com alunos com deficiência devem ter um menor número de crianças.
- Os estudos devem começar na pré-escola, como todas as outras crianças.

A participação dos pais no processo de educação de seus filhos é sempre necessária. No caso das crianças com deficiências, esse acompanhamento dos pais é ainda mais importante. Os pais devem estar atentos se a criança está recebendo a devida atenção do professor e dos funcionários da escola e se está conseguindo acompanhar, na medida de suas possibilidades, o ritmo de estudos da sala. As escolas oferecem vários espaços para a participação dos pais, como conselhos de escola, associação de pais e mestres etc.
É dever do Estado manter escolas públicas com qualidade de ensino; da comunidade, contribuir na manutenção de um espaço comunitário educador; e da família, de manter as crianças e adolescentes estudando.
Os pais tem o dever de manter seus filhos matriculados e estudando na rede regular de ensino, sob pena de perda ou suspensão do poder familiar. Portanto a educação básica é obrigatória!

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