sábado, 15 de fevereiro de 2014

CREAS INFORMA

O QUE É, O QUE É: CAPS 



Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, tem valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no pais. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimentos diário.


  • EVITAR INTERNAÇÕES
               
    PROMOVER A INTERAÇÃO SOCIAL

        OFERECER OS DEMAIS SERVIÇOS DA REDE ASSISTENCIAL

             ATENDER E ORIENTAR AS FAMÍLIAS

REALIZAR CAMPANHAS PREVENTIVAS

          ESCLARECER A COMUNIDADE

   ACOLHER E ATENDER AS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS.



O QUE É, O QUE É: CREAS





Configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

Compreender atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O QUE É, O QUE É: CAPSad




O CAPS AD é a unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas.
Oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução continua.
São atendidas crianças, adolescentes e adultos. A família recebe tratamento, elas participam de grupos, onde dentro deles são esclarecidos duvidas e anseios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário