quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

APRESENTAÇÃO

Com a aprovação da Política Nacional da Assistência Social- PNAS, da Norma operacional Básica -NOB e implantação do sistema Único da Assistência Social – SUAS, a Política da Assistência Social dividiu-se em Proteção Social Básica – PSB (voltada à prevenção de situação de risco pessoal e social, fortalecendo as famílias) e proteção Social Especial- PSE (voltada à proteção de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social) organizada por níveis de complexidade (média e alta).
A Proteção Social Especial – PSE deve afiançar acolhimento e desenvolver atenção socioassistenciais a famílias e indivíduos para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento
Na Proteção Social Especial de Média Complexidade – PSEMC estão inseridos os Centros de Referência Especializados da Assistência Social – CREAS que tem o papel primordial na oferta de orientação e apoio a indivíduos com seus direitos violados¹.

¹VIOLAÇÃO DE DIREITOS - DENUNCIE  DISQUE 100

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS é uma unidade pública estatal integrante do Sistema Único da Assistência Social- SUAS. Deve-se constituir como pólo de referência, coordenador e articulador da Proteção Social Especial de Média Complexidade – PSEMC.
O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionado o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia as revezes da vida pessoal e social.
Nesta perspectiva, a unidade oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal por ocorrência de:

         Negligência e abandono;
         Ameaças e maus tratos;
         Violações físicas e psíquicas;
         Discriminações sociais;
         Situação de trabalho infantil;

Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da ação protetiva para a família, o CREASA conta com uma equipe multiprofissional que promove a integração de esforços, recursos e serviços para potencializar as ações para os seus usuários e conta com a parceria dos serviços socioassstenciais e Sistema de Garantia de Direitos.
Em Ipiaú, O CREAS foi implantado em 01 de agosto de 2010, sendo co-financiado com recursos federal, estadual e municipal operacionalizado pela Secretaria de Ação Social e Desporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário