sábado, 21 de setembro de 2013

CREAS apoia esta Luta


O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em todos os estados brasileiros e foi criado em 2005, pela lei nº11.133, com a intenção de que a pessoa com deficiência tenha seu lugar na sociedade, no mercado de trabalho, com inclusão social e, assim, diminuindo o preconceito. Em 2002, foi criada a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, onde foram estabelecidas diversas ações que visam a inclusão social dos deficientes.
A assessora técnica Edilamar Carvalho, 45 anos, sofreu com sequelas da poliomielite quando tinha 1 ano e 8 meses, quando teve sua função motora paralisada e não andava mais. Após realizar tratamentos, aos 5 anos ela voltou a andar com ajuda de aparelhos. Hoje em dia ela já não faz mais uso de muletas nem coletes, utiliza um aparelho tutor longo na perna direita, que a auxilia para ajudar a caminhar.
Segundo Dila, como é conhecida entre os amigos, a data é ótima para mostrar a luta da pessoa com deficiência. “Nessa data a sociedade tenta diminuir o preconceito e mostrar como é difícil viver com deficiência quando não há condições adequadas no local”, afirma a assessora, que é formada em administração e trabalha na área.
Dila também comenta que, apesar de lentamente, a sociedade tem mudado bastante em relação às pessoas com deficiência. “Somos mais vistos, tem um número maior de pessoas com deficiência nas empresas e no mercado de trabalho. As pessoas têm que entender que somos vivos e existimos, estudamos, trabalhamos, casamos e temos uma vida normal”, afirma.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho, protegendo a saúde deste segmento populacional, bem como prevenindo agravos que determinem o aparecimento de deficiências.
Dentre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, estão a Promoção da Qualidade de Vida e a Prevenção de Deficiências. De acordo com a área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, é importante que a inclusão da pessoa com deficiência seja feita, também, por ações da comunidade com a transformação de ambientes, eliminando barreiras arquitetônicas e de atitudes, que impedem a efetiva participação social das pessoas com deficiência. O Ministério da Saúde lançou a cartilha Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, que trata dos cuidados às pessoas com deficiência.

Blog Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário