sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O que é o CREAS ?


Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS são unidades de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Risco social

Estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado). Normalmente, as pessoas em situação de risco social ainda estão convivendo com suas famílias.
O atendimento, personalizado e continuado, exige intervenções especializadas, e acontece desde a escuta, feita por profissionais do CREAS, até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.

Objetivos:

- Fortalecer a família função de protetora de seus membros;
- Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos;
- Romper com o ciclo de violência no interior da família;
- Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos;
- Prevenir a reincidência de violações de direitos.


No CREAS são atendidas(os):

Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar: que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações da Tipificação dos Serviços). 

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).


Famílias e indivíduos em situação de rua; com pessoas abrigadas ou egressas do acolhimento institucional; com usuários de substâncias psicoativas;

Como acessar os serviços:
Crianças e adolescentes normalmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar, ou por pessoas que espontaneamente buscam apoio por elas. Também podem buscar sozinhas este amparo, assim como as demais pessoas vítimas de violência. Sobre trabalho infantil, saiba onde denunciar.
Em Ipiaú o CREAS está situado na rua: Borges de Barros, 145. Centro

Dias e horários de atendimento no CREAS:
Segunda a sexta-feira, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário