domingo, 21 de agosto de 2011

OFICINA AUTONOMIA E IDENTIDADE







A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento. Foi pensando desta forma que resolvemos trabalhar nossas crianças e adolescentes da Fundação Antonio Carlos Magalhães. Pois, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças significa ajudá-Ias a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas. Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a pouco se tornam referências. Nas oficinas, quando as crianças aprendem, por exemplo, a ordenar um joguinho, a brincar com carrinhos, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que lhes permitem formar uma opinião sobre si.Portanto, a construção de uma auto-imagem positiva requer que, essas crianças tenham experiências em situações que lhes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança, que é um elemento básico, para atrever-se e a explorar novas situações, novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de endereçá-las a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso.“Trata-se de combinar as metas com o alento para superá-las, a correção com o encorajamento, o reconhecimento dos limites com as possibilidades.” Afirma a Lívia.

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