sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Reunião sobre Plano Municipal de Medidas Socioeducativas

 
 
Ocorreu na última segunda-feira dia 25/11/201 às 08h00min no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, sito a Rua Borges de Barros nº 154, a segunda reunião sobre elaboração do Plano Municipal de Atendimento Sócioeducativo de nosso município.

Foi feito convites para os representantes de setores da Criança e do Adolescente de nosso município, bem como o convite.

Estiveram presentes nessa reunião:  representantes do Conselho Tutelar (Nayara Amorim Peixoto, Antônio Rosa Meneses e Selma Soares), representante do CRAS a Coordenadora Ângela Maria Marques, representante do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) o Presidente Fábio Figueiredo, representante do CREAS a Coordenadora Lívia Teixeira, representante da Assistência Social Fernanda Rayres, a Psicóloga do CREAS Juaneide Ribeiro Ferreira, a Coordenadora do CRAS II Jamile Barros Fernandes.

A reunião foi bastante interessante e produtiva e cada profissional dentro de suas especificidades puderam dar contribuições ou esclarecer possíveis duvidas, sendo assim a tarefa a ser cumprida por todos nós é concluir o Plano Municipal de Atendimento Sócioeducativo do nosso município.

 

 
 




Mais um encontro com os Agentes Multiplicadores do CREAS








domingo, 22 de novembro de 2015

CREAS INFORMA





"Durante o processo de separação, embora bem-intencionados, mães e pais acabam prejudicando os filhos ao envolvê-los nos conflitos, até mesmo por falta de informação. São comuns casos em que os pais falam mal um do outro e dificultam o contato dos filhos com a mãe ou o pai pelos mais variados motivos. A cartilha do divórcio elaborada pelo CNJ e AMB, direcionada para os pais e os filhos, tem o objetivo de auxiliar a resolver essa situação. Acesse e saiba mais: http://bit.ly/1JR1JRI."

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)


SECRETÁRIA NÉLIA PIMENTEL RECEBE PRÊMIO " AMIGO DO CONSELHO TUTELAR"

NÉLIA  RECEBE O PRÊMIO DO DIRETOR DA ACTEBA  RITANILSON.





terça-feira, 17 de novembro de 2015

Secretária de Ação Social recebe prêmio "Amigo do Conselho Tutelar"



A Associação de Conselheiros Tutelares e Ex- Conselhos do Estado da Bahia anualmente faz a entrega dos certificados " Amigo do Conselho Tutelar", é uma  honraria conferida as personalidades, órgãos e instituições que contribuem para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares da Bahia e da ACTEBA.
A Certificação ocorre anualmente , no Seminário Estadual dos Conselhos Tutelares, em Solenidade específica, no bojo das comemorações concernentes ao Dia Nacional do Conselho Tutelar (18/11).
Durante estes anos, várias entidades foram homenageadas. Este ano nossa Secretária Valdinélia Pimentel receberá este prêmio, por ter contribuído para o fortalecimento do Conselho do nosso município. 

O evento acontecerá em 19/11/2015 às 18:30, no SESC Piatã, Avenida Octávio Mangabeira, Piatã, s/n, Salvador Bahia. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

OFICINA: BULLYING NÃO TEM GRAÇA TEM CONSEQUÊNCIA


Nesta sexta feira (06), os Agentes Multiplicadores do CREAS junto com as educadoras sociais Ingrid e Sinésia realizaram uma oficina sobre Bullying. 

O “Bullying” corresponde a prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou mais agressores, contra uma determinada “vítima”. O bullying, termo em inglês, derivado de “bully” (tirano, brutal) popularizou-se no Brasil.

Objetivo da oficina foi de sensibilizar as crianças e adolescentes Agentes Multiplicadores do CREAS  para a compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e numa reflexão dialógica, reconhecendo as diferenças faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.


A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
 
Importância da Data
 
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Sua Pesquisa.com

CREAS INFORMA:Idoso procura por familiares na região de Ipiaú


Um idoso identificado como Sinézio Fernandes de Souza, atualmente residente da cidade de Felisburgo-MG, pai de quatro filhos, está à procura de seus familiares que estariam residindo em Ipiaú. O idoso nasceu no distrito de Piabanha, município de Maraú, e com 8 anos de idade veio morar em Ipiaú. “Seo” Sinézio é filho de Beatriz dos Santos (Bia) e Silvino Fernandes de Souza, conhecido como Silvino serrador ou Silvino cabeleireiro. Os seus irmãos são Silvanildo, Sizino, Antônio, João, Tereza, Maria e Lurdinha. Os familiares poderão entrar em contato com Sinézio através do telefone (33) 98846-9218, operadora OI. (Giro em Ipiaú)


Equipe do Social presente em Córrego de Pedras


Vânia, Fernanda, Loi. Nélia, Geruza. Edileuza, Macelle e Lívia


Assistente Social Macelle Barreto - CRAS I


Assitente Social Vânia Novaes - CRAS II - Secretária de Ação Social Nélia Pimentel e Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira


Assistente Social do CREAS Geruza Cardoso - Coordenadora do CRAS I Loi

Facilitador Social Valdir Alves e Macelle Barreto


Orientadora Social Amanda Almeida




Vânia Novaes - Fernanda Rayres e Nélia Pimentel

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Apresentação do grupo de Convivência e Fortalecimento de Vinculos das Crianças do núcleo de Córrego de Pedras


CREAS INFORMA : Saiu o Mapa da Violência - Homicídio de Mulheres no Brasil 2015.

  •  13 mulheres assassinadas por dia no Brasil.
  •   Homicídio contra mulheres negras aumenta 54% em 10 anos.
  •  O estudo revela ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros.
  •  O Brasil ocupa a 5º posição de maiores assassinatos de mulheres entre 83 países do mundo.
  •  Nos homicídios masculinos prepondera largamente a utilização de arma de fogo (73,2% dos casos). Nos femininos, essa incidência é bem menor: 48,8%, com o concomitante aumento de estrangulamento/sufocação, cortante/penetrante e objeto contundente, indicando maior presença de crimes de ódio ou por motivos fúteis/banais.

O machismo mata. E o seu machismo pode ser cúmplice disso tudo!
Quem quiser ler, tá aqui: http://www.mapadaviolencia.org.br/…/MapaViolencia_2015_mulher…

domingo, 8 de novembro de 2015

Núcleo do CRAS em Córrego de Pedras

















Córrego de Pedras amanheceu em festa


Córrego de Pedras recebeu o núcleo do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS para atender a comunidade. O Núcleo do CRAS, é destinada ao atendimento de famílias carentes. A inauguração do núcleo  ocorreu hoje domingo (8/11), e faz parte do pacote de entregas das obras do Governo Mais Perto de Você.





O prefeito Deraldino Alves Araújo ressaltou a importância social dos centros de referência. "Além dos investimentos em estrutura, é fundamental investir também nas pessoas. O trabalho realizado nos Creas é humanitário, que busca proporcionar mais qualidade de vida e um bom convívio familiar para as pessoas. Esse equipamento dará mais condições de trabalho para os profissionais da assistência social. Fico muito feliz por entregar um local que garante benefícios para a comunidade de Córrego de Pedras".




A secretária de Ação Social e Desporto, Nélia Pimentel, disse que a gestão trata a assistência social com a devida atenção. "As políticas públicas foram fortalecidas devido o seu comprometimento com as pessoas em especial a comunidade de Córrego de Pedras, onde ela tem um carinho especial por este lugar. O núcleo do CRAS permitirá que a comunidade tenha acesso a serviços, programas e benefícios sociais fundamentais para a promoção da plena cidadania". "Ainda ressaltou, um excelente trabalho que o orientador Valdir, morador do distrito, vem fazendo com as crianças e adolescentes". " Além de facilitar as famílias que precisam de orientações básicas e auxílio de programas sociais terão um local com boa estrutura para serem atendidas", falou.


A Assistente Social do CRAS II, Vânia Novaes  disse que o CRAS atenderá como público prioritário as famílias de baixa renda, moradores do Distrito, especialmente os grupos de mulheres, idosos, crianças e adolescentes. O local oferece, além de acessos a benefícios concedidos pelos governos municipal, estadual e federal, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. O acesso ao centro é feito por meio de procura espontânea, busca ativa e encaminhamento da rede socioassistencial.