quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CREAS E CONSELHO TUTELAR NO SEMINÁRIO REGIONAL ABMP NORDESTE 2011



A atuação do Sistema de Justiça e dos Conselhos de Direitos, bem como seus desafios, forram discutidos durante o Seminário Regional da ABMP no Nordeste, realizado nos  dias 26 e 27 de Setembro, no Centro de Convenções de Salvador. O evento, da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), teve como objetivo possibilitar inscrições do maior número possível de conselheiros tutelares e de direitos de municípios mais carentes. Promovendo o protagonismo juvenil, o evento contou com a participação de adolescentes de todo o Nordeste na platéia e em algumas mesas de discussão.  O evento tem como tema o Sistema de Justiça e Conselhos pelo Desafio da Prioridade Absoluta no Nordeste Brasileiro.
Debates temáticos aconteceram nos dois dias nas salas de Sistema de Garantia de Direitos – desafios para o aprimoramento, e de Sistema de Justiça – aperfeiçoamento institucional e procedimental. Nessas salas foram ministradas palestras como a Criança e Internet – desafios e oportunidades na sociedade da informação, ministrada por Rodrigo Nejm, piscólogo diretor de Prevenção da Safernet, Bullying – muito mais que uma brincadeira de mal gosto, por Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Minas Gerais, Combate ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil: o resgate de sonhos de quem vive em pesadelo, por Renato Roseno,entre outros.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O CREAS IPIAÚ COMEMORA 1 ANO DE ATENDIMENTO SOCIOASISTENCIAL À POPULAÇÃO


O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS ) comemorou esse mês um ano de funcionamento. O CREAS é um centro para atendimento dos cidadãos e famílias vitimizadas pela ocorrência de situações de violações, discriminação e/ou infrigência aos direitos humanos.
A equipe do CREAS,  relembra que uma das mudanças mais significativas da atuação do centro é que, atualmente, a unidade atende a toda a família, não mais só o jovem. "Atender a diversos segmentos ampliou nossa atuação, mas ao mesmo tempo, fez com que nosso trabalho ficasse mais especializado e qualificado. Cada pessoa ou família que chega aqui traz consigo uma história diferente e particular. Peculiar também é o modo que tem sido feito a escuta qualificada e os encaminhamentos, observando sempre o que é mais adequado para cada situação, respeitando a particularidade de cada pessoa, fazendo tudo de modo cada vez mais humanizado."
A coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira, explica que atualmente no CREAS são atendidas 99 famílias, que vivenciaram as mais diversas situações de violação de direitos. "São pessoas quem tiveram seus direitos violados, que podem ter sido vítimas de violência, de abandono, de exploração sexual, de trabalho infantil, ou que sofrem discriminação de gênero, por orientação sexual ou por deficiência. Há ainda casos de mendicância, crianças que sofrem maus tratos, jovens em uso de substâncias psicoativas”, afirma a coordenadora.

CREAS ITINERANTE NO POSTO NOÉ BONFIM






O Centro Especializado da Assistência Social (CREAS) realizou, nesta terça-feira (21), mais uma edição do CREAS Itinerante. Desta vez o Posto de Saúde visitado foi Noé Bonfim.
Durante a manhã, a equipe do CREAS realizou ações educativas com o objetivo de esclarecer e divulgar as ações do Centro e sua principal atuação que é assegurar os direitos de crianças e adolescentes, idosos, mulheres e deficientes físicos. Foi entregue a comunidade da Avenida São Salvador e da Vila Esperança folhetos explicativos.  
  O CREAS continuará realizando atividades, durante o ano, para divulgar suas ações e informar a população sobre seus direitos e onde buscar assistência especializada. Os interessados podem buscar informações, na sede do Centro, na Rua Borges de Barros nº. 145, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou através dos telefones 3531.7442.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CREAS PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE










A I Conferência Municipal da Juventude de Ipiaú (BA) foi realizada nesta quarta-feira (14/9), no Colégio Estadual Professora Celestina Bittencourt. A Conferência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Ação Social e Desporto.  O evento reuniu mais de duzentos jovens, que debateram temas relacionados ao seu dia a dia, como educação, segurança e participação política. A mobilização dos participantes foi feita pelo CREAS, CRAS I, CRAS II, Secretaria de Educação, CMDCA. Da Conferência Municipal saiu dos  delegados que irão representar Ipiaú no evento Estadual. O tema deste ano é “Conquistar Direitos e Desenvolver o Brasil”.