Papel do CREAS
O Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) é um espaço que funciona como verdadeiro núcleo estruturante de um conjunto de ações sociais especializadas voltadas ao atendimento do cidadão ou família em situação de violação de direitos.
Como funciona
O CREAS de Ipiaú oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Os serviços ofertados no CREAS funcionar em estreita articulação com demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outros órgãos de Defesa de Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos, com o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social às famílias e indivíduos.
O público-alvo
Crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, mulheres em situação de violência, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, entre outros. Um dos serviços mais importantes prestados através dos CREAS é o combate ao abuso e à exploração sexual e outras formas de violência contra crianças. O atendimento sempre tem como foco a família, não somente o indivíduo.
Objetivos do CREAS:
Contribuir para a
proteção imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de
violência visando à preservação de sua integridade física e psicológica.
§ Fortalecer vínculos
familiares e a capacidade protetiva da família.
§ Fortalecer as redes
sociais de apoio da família.
§ Propiciar a inclusão
das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme
necessidades.
§ Favorecer o acesso a
direitos socioassistenciais e a reparação de danos.
§ Prevenir agravamentos.
§ Reduzir a incidência
de violação de direitos e prevenir a reincidência de violações de direitos.
Rua Dr. Borges de
Barros, 145 – Centro
Telefone: (73)
3531.7442
8:00 h às 12:00 h
14:00h às 18:00 h
Nenhum comentário:
Postar um comentário