Ação alertou população que esse tipo de violência existe no município. Com cartazes, faixas as crianças da creche Júlia Souza Costa, Crianças e adolescentes da Escola Presidente Medici e do SCFV do Núcleo do CRAS II, Agentes Multiplicadores do CREAS. grupo de idosos e a comunidade fizeram uma belíssima caminhada na manhã de sexta-feira (10), ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante os meses de abril e maio, o CREAS realizou a campanha com palestras, blitz e caminhadas. Quando houver suspeita de abuso sexual denuncie Disque 100, o Conselho Tutelar da sua cidade. O papel do Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS - é fazer o acompanhamento das famílias que possuem vítimas.
De acordo com a coordenadora do centro, Lívia Teixeira, a campanha é para alertar a população que esse tipo de violência existe e que não é algo distante da realidade, pois existem casos registrados e acompanhados no município. É preciso ficar atento aos sinais dos filhos, pois isso, não é um problema somente dos órgãos competentes, mas sim de todos", disse a coordenadora.
As vítimas que chegam ao CREAS são encaminhas pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, ou delegacia. O órgão observa se a criança ou adolescente ainda estão no convívio do agressor e, após fazer essa mudança, começam a receber acompanhamento psicológico e social, para que o crime não interfira na sua vida futura. Afirma a assistente social Geruza Helena.
As pessoas que presenciarem abusos ou violência sexual contra crianças e adolescentes, podem denunciar através do Conselho Tutelar (73) 3531.5574 ou do disque 100, de forma anônima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário