O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar ações para os usuários.
O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira, o CREAS realizou 76 atendimentos neste mês de janeiro, sendo que 17 casos novos de crianças,adolescentes, idosos, mulher e deficientes vítimas de violência infrafamiliar física e psicologia, negligência e situação de rua.
A demanda veio através de busca ativa, busca espontânea, encaminhamentos de órgãos de proteção como Conselho Tutelar e Disque 100.
Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o CREAS disponibiliza de acolhimento, atendimento psicossocial individual e em grupo, psicológico, jurídico e social, visitas domiciliares e institucionais, panfletagem, busca ativa, palestras, oficinas.
Para Lívia Teixeira, faz-se necessário destacar o apoio do "Governo Mais Perto de Você" da Secretaria de Assistência Social e Desporto a Secretária Valdinélia Pimentel, que não mediram esforços para assegurar ao CREAS a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
A coordenadora destaca o empenho de sua equipe, que estiveram juntos durante estes 4 anos de sua gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário