O Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, serviço da Secretaria Municipal de Ação Social, realizou neste sábado(05),palestra sobre violência contra mulher, ministrada pela pedagoga e coordenadora do serviço, foi realizada na Escola Municipal José Mendes de Andrade, e que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.
O tema ministrado aos pais, professores,coordenador, diretora e funcionários, focou os tipos e o ciclo da violência, a Lei Maria da Penha, o trabalho que o CREAS realiza, como e onde denunciar, e sobre os direitos. Durante a palestra foram levantadas questões a respeito do que fazer nessas situações.
De acordo com a coordenadora Lívia Teixeira, é importante falar sobre o assunto pois ainda existe falta de conhecimento da população sobre o anonimato das denúncias. “As pessoas podem fazer as denúncias através do disque 100, 180 e até mesmo no CREAS”, diz.
O Creas desenvolve o trabalho de orientação às questões legais e realiza acompanhamentos com o objetivo de fortalecer a mulher a romper o ciclo de violência e pensar em outras alternativas de vida.
Como unidade pública de atendimento, exerce um importante papel de inclusão e proteção social a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos e de violência expressos em maus tratos, negligência, discriminação, violência psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.
O objetivo do atendimento é contribuir para o resgate dos vínculos familiares e sociais fragilizados, apoiando a construção e/ou a reconstrução de projetos pessoais e sociais, baseando-se na interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças/adolescentes, mulheres, pessoa com deficiências e idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário