O QUE É O CREAS ? O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é uma unidade pública estatal e integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos ameaçados ou violados, direcionando o foco das ações para as famílias e contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.
segunda-feira, 30 de março de 2015
domingo, 29 de março de 2015
CREAS INFORMA
Nayara
Cristina Amorim Peixoto -Segundo Diretor Secretário da ACTEBA-ASSOCIAÇÃO DE
CONSELHEIROS TUTELARES E EX-CONSELHEIROS DA BAHIA E CONSELHEIRA TUTELAR DE
IPIAÚ BA vem a público convidar a sociedade civil organizada, principalmente
Conselheiros Tutelares e representantes dos Conselhos Municipais da Criança e
do Adolescente dos municípios da Bahia a participarem do VI Seminário Estadual
de Conselhos Tutelares da Bahia, nos dias 08 e 09 de abril de 2015 na UESB-
VITÓRIA DA CONQUISTA BA. Este Seminário abordará as atribuições e a autonomia
do conselho tutelar; primeiro Processo Unificado Nacional para Conselho Tutelar
2015 entre outros temas.
Em
nome do presidente da ACTEBA, ADÃO JOSÉ LUZ FILHO agradecemos e aguardamos a sua
participação. Saudações.
CREAS REALIZA MAIS UMA REUNIÃO COM ADOLESCENTES E FAMILIARES
Especializado de Assistência Social realizou em sua sede uma reunião com as famílias dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida. A reunião foi ministrada pela Psicóloga Juaneide Ribeiro e a Assistente Social Geruza Helena Cardoso que abordaram o tema escolhido pelos adolescentes "música", salientando a finalidade das medidas socioeducativas e a importância do apoio dos pais ou responsáveis no processo de cumprimento e finalização.
CREAS INFORMA
Decisão importante da justiça!
Uma pessoa com deficiência e de baixa renda teve um benefício social cortado pelo INSS porque sua mãe passou a receber a pensão por morte do esposo no valor de um salário. Ele recebia o BPC (Benefício da Prestação Continuada), mas a lei só permite a concessão da ajuda, que é de um salário, aos deficientes com renda familiar per capita de até ¼ de salário. Isso quer dizer que a renda dele e da mãe individualmente não poderia ultrapassar R$ 197.
Ele recorreu da decisão do INSS e ontem o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, para receber o BPC, deve ser excluído do cálculo da renda da família o benefício de um salário mínimo que tenha sido concedido a outro ente familiar idoso ou deficiente. Na prática, o STJ estendeu aos portadores de deficiência uma condição legal já prevista para o idoso.
Esta informação é de extrema importância para as famílias de baixa renda que recebem o BPC. Se algo semelhante aconteceu com alguém que você conhece, repasse a notícia. Entenda aqui: http://bit.ly/1xbXESK
Facebook Romário Farias
terça-feira, 24 de março de 2015
TRABALHO EM REDE: EDUCAÇÃO, CONSELHO TUTELAR E SOCIAL
quarta-feira, 18 de março de 2015
CREAS INFORMA
Defensores atendem qualquer tipo de ação judicial na área de família, na área da Fazenda Pública e na área criminal. Para poder contar com um defensor público, é preciso apresentar comprovantes de residência e renda.
O Ministério Público também é responsável por fazer o controle externo da atividade policial. Trata da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Entenda melhor a diferença entre defensoria pública e ministério público na matéria do Portal CNJ:www.cnj.jus.br/246d. Localize a defensoria pública no seu estado: http://goo.gl/AvdNzU.
domingo, 15 de março de 2015
TRABALHO EM REDE EM PROL DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Nessa quinta-feira(12) aconteceu mais uma reunião em rede na Sala da Sec. de Desenvolvimento Social, com a Secretária Nélia Pimentel, Assistente Social Fernanda Rayres, Conselheiros Tutelares Antonio Rosa Menezes, Carolina de Oliveira, Nayara Cristina, Magnólia- Nade Matos e Selma Soares, Fábio Figueiredo Presidente do CMDCA, Jamile Barros Fernandes e Selma Regia representantes do CMDCA, Lívia Teixeira Coordenadora do CREAS, Ângela Marques Coordenadora do CRAS I, Vânia Novais Assistente Social do CRAS II, Álvaro Jardim Fernandes do Departamento de Políticas para Juventude, Dr. Agnaldo Teixeira Procurador do Município, Jean kleber Presidente da Câmara de Vereadores, cuja a pauta: Políticas Públicas, Conferência da Juventude, Jovem Aprendiz, Processo de eleição para os Conselheiros Tutelares.
quinta-feira, 12 de março de 2015
quarta-feira, 11 de março de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)