De acordo com a definição do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), “o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.)“. Simplificando esta definição, o CREAS atua inicialmente por meio do acolhimento e da escuta qualificada, visando desta forma fortalecer os vínculos familiares e comunitários, proporcionando ao indivíduo e à família atendida a possibilidade de superação da situação vivenciada. Para dar efetividade a este serviço, o CREAS de Ipiaú conta com assistente social, pedagoga,psicóloga, educadoras sociais e advogado, sendo assim, uma equipe multidisciplinar trabalhando sempre com o intuito de fornecer um amplo atendimento às famílias que necessitem de acompanhamento por esta instituição.
O QUE É O CREAS ? O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é uma unidade pública estatal e integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos ameaçados ou violados, direcionando o foco das ações para as famílias e contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
terça-feira, 29 de julho de 2014
Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer.
O objetivo do evento neste sábado (26) no Centro de Abastecimento José Motta Fernandes foi proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e mostrar à comunidade ipiauense que o trabalho infantil causa danos à saúde. No Estatuto da Criança e adolescente no título III da prevenção, Art. 70 diz: " É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente."
Quando uma criança trabalha ela deixa de brincar, estudar e aprender. Quando adulta, ela perde oportunidades de trabalhar por falta de qualificação profissional. Quando envelhece, ela não tem condições dignas de sobrevivência. Criança tem que ser criança.
Por tudo isso, Ipiaú diz não ao trabalho infantil. Denuncie aos órgãos competentes do município:
Disque 100 ( Nacional)
Conselho Tutelar - 3531.5574
Ministério Público – 3531. 3339
CREAS – 3531.7442
segunda-feira, 28 de julho de 2014
CARAS PINTADAS REIVINDICAM SEUS DIREITOS
Em meio as recentes manifestações que tomaram conta do País, durante o mês da copa, como também “O Dia Mundial da Erradicação do Trabalho Infantil, marcado no dia 12 de Junho, o CREAS de Ipiaú se organizou para incluir as crianças nas reivindicações sobre o trabalho infantil. Em Ipiaú, foi realizada, neste sábado (26), uma manhã de brincadeiras em apoio as crianças “Ipiaú diz Não ao Trabalho Infantil”. As caras pintadas fizeram parte deste momento, mostrando sua alegria e inocência de ser criança.
domingo, 27 de julho de 2014
AGRADECIMENTO AOS PARCEIROS
No momento em que realizamos um sonho, nada mais justo do que tornar público meus sinceros agradecimentos aos colegas do social e parceiros do Governo Mais Perto de Você, que sempre estão presentes nos eventos realizados pelo CREAS, recebendo de bom grado nossos convites para como parceiros nas causas sociais, priorizando as questões sociais do nosso município, que desde há muito, me orgulho de ser um membro desta equipe.
Aproveitar para agradecer o apoio e a isenção da minha equipe não apenas nesse período em que estive na coordenação do CREAS, bem como durante a minha caminhada pelo CRAS.
Agradecer ao prefeito Deraldino Araújo e a atual Secretária de Ação Social Nélia Pimentel a confiança depositada no meu trabalho. E me colocar à disposição dos colegas para tudo e o mais que contribuir para a melhoria do nosso município. Certamente juntos seremos mais forte.
Uma agradecimento especial ao educador físico Feliphe Rayres pela disponibilidade de abrilhantar nosso evento.
Lívia Teixeira
Coordenadora do CREAS
Inovar para mobilizar; mobilizar para conscientizar.
A ação, que aconteceu das 8h às 12h, no Centro de Abastecimento José Mota Fernandes, teve como objetivo chamar atenção para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e articular com a população, para que ela se posicione e participe das questões da infância e da adolescência no País. Para que isto aconteça, diariamente as educadoras sociais do CREAS estão nas ruas de Ipiaú, oficinas, bares, lava jatos dentre outros espaços comerciais, distribuindo panfletos educativos com mensagens de conscientização. Além disso, informações sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil.
O evento, promovido pela Secretaria de Ação Social e Desporto juntamente com o CREAS em referência ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, tem como objetivo promover a integração dos diversos órgãos e entidades de proteção à infância e juventude.
Uma manhã de lazer e cultura contou com brincadeiras realizadas pelo educador físico Feliphe Rayres, show de repercussão apresentados pelos adolescentes, como também apresentações musicais pelas crianças dos espaços de convivência do CRAS I e CRAS II. Para abrilhantar ainda mais o evento uma oficina de “pinta cara” , lanche e brindes.
Esteve presente no evento a Secretária de Ação Social Nélia Pimentel, equipe do social, CRAS I, CRAS II, CREAS, orientadores e facilitadores.
De acordo com a coordenadora do CREAS Lívia Teixeira, o trabalho infantil não é apenas um desafio educacional. É necessário encará-lo como um problema de saúde pública, já que estas crianças se tornarão adultos com problemas de saúde.
Assinar:
Postagens (Atom)