domingo, 28 de outubro de 2012

CREAS REALIZA PANFLETAGEM





Com o objetivo de conscientizar a população ipiauense, o CREAS – Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social realiza, semanalmente, panfletagem voltada à população sobre violação de direitos.  A ação, promovida pelo CREAS está semana será nas portas das escolas, acontecerá a partir das 11h às 12h, na Escola Hildebrando Nunes, em frente à Prefeitura.
Na ocasião, será distribuído material educativo com informações sobre os tipos de violências contra crianças, mulheres, idosos deficientes. O evento tem como tema “Governo de Mãos Dadas Diz Não Á Toda Forma de Violência”
Os panfletos esclarecem quais os tipos de violação, onde denunciar e procurar ajuda, explica a coordenadora Lívia Teixeira.
Ela ressalta que a ação faz parte do Plano de Ação do CREAS. “Nosso objetivo é que a população de Ipiaú tenha cada vez mais o maior alcance possível de, conhecer seus direitos e os serviços prestados pela Secretaria de Ação Social e Desporto no Governo de Mãos Dadas com o Povo”.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Secretaria de Ação Social promoveu evento para as crianças de Ipiaú

 

A Secretaria de Ação Social e Desporto promoveu nesta quinta-feira(18), no Sítio dos Engraçadinho o Projeto Hora de Brincar, realizando um dia comemorativo e festivo para crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), cerca de 100 crianças dos bairros Santa Rita e Sítio do Pica-Pau brincaram na piscina, assistiram apresentações teatrais, participaram de brincadeiras com palhaços e se deliciaram com guloseimas como: churrros, caldo de cana, algodão doce, crepes e doces.
Este evento marcou o compromisso da Prefeitura Municipal de Ipiaú e da Secretaria de Ação Social com os direitos da criança, possibilitando um dia de socialização e brincadeiras em comemoração ao mês da criança. Na ocasião a Secretária Jamille Calheira afirmou “a Secretaria trabalha o ano inteiro promovendo e assegurando os direitos da criança através dos CRAS, do CREAS e do Conselho Tutelar proporcionar este evento em especial é mais um compromisso nosso com a infância, com o lazer, com a cidadania e com os direitos sociais”.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS

Parabéns aos aniversariantes do mês. Desejamos muitas felicidades, paz e saúde !
Equipe do CREAS
Talita Gila
 
Jaíme Reis

Udi Ferrari
Ingrid Barreto

domingo, 14 de outubro de 2012

BUSCA ATIVA


Educadora  Social: Ingrid Barreto
Orientação e conscientização sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Assim a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza Busca Ativa  através dos Educadores Sociais identificando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que trabalham ou praticam mendicância nas ruas de Ipiaú.
Abordando crianças e adolescentes através de conversas, a equipe mostram aos jovens os perigos da realidade em que vivem, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres quanto à educação e o lazer. Os mesmos direitos e deveres são repassados aos pais ou responsáveis em visitas psicossociais em que são conscientizados sobre a co-responsabilidade com os filhos. Nos casos de negligência, as famílias são encaminhadas para o  CREAS para devida orientação e acompanhamentos.
Educador Social: Udi Ferrari

Segundo Lívia Teixeira, Coordenador do CREAS, existe pessoas que por falta de conhecimento sobre as atribuições do CREAS acabam fazendo confusão transferindo a responsabilidade de polícia à instituição. “O trabalho realizado pela equipe do CREAS é de orientação, conscientização das famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes e os deveres das famílias como co-responsáveis pelos jovens”, explica à coordenadora.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CREAS IPIAÚ COMEMORA 2 ANOS

Neste mês de Setembro o CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CREAS comemora dois anos de existência, atendendo a população de Ipiaú, que por algum motivo se encontre em situação de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, assim como atendimento a pessoas em situação de rua. Com a organização desse serviço, “O Governo de Mãos Dadas com o Povo” atual administração municipal, garantiu um local para que as pessoas e suas famílias fossem acolhidas, escutadas e orientadas para superar a situação de violência que estão vivendo. O CREAS tem a família como foco de sua ação, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e socialização de seus membros. A  atenção socioassistencial a essas famílias visa a superação da violação de direitos, o fortalecimento dos vínculos fragilizados, potencializar sua autonomia para enfrentamento das adversidades, e ainda busca  a inclusão social por meio da garantia de direitos e de condições dignas de sobrevivência. Para que isso efetivamente se concretize, o CREAS conta com equipe de profissionais qualificados que mantém permanente articulação com a rede de serviço socioassistencial e demais políticas públicas, como também Conselho Tutelar, Vara da infância e Juventude e outros.
O CREAS é um serviço da Secretaria de Assistência Social e está localizado na Rua Dr. Borges de Barros, 154 - Centro; horário de atendimento das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.

  AÇÕES QUE DESENVOLVE

  •   ACOLHIDA
  •  ESCUTA QUALIFICADA
  •  ORIENTAÇÃO PSICOSSOCIAL E JURÍDICA
  •   ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL
  • COMPANHAMENTO PSICOLÓGICO / SOCIAL
  •    ARTICULAÇÃO COM A REDE  SOCIOASSISTENCIAL
  •    CAMPANHAS
·       MULTIRÕES
  •  OFICINAS
CREAS EM NÚMEROS:

 Nestes dois anos de funcionamento o CREAS atendeu 283 famílias no total de 1.946 atendimentos, 126 casos  encerrados, 157 acompanhados sistematicamente.  

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
159
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
23
MULHERES
47
IDOSOS
55
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
28












CAMPANHAS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA