quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CREAS FAZ LEVANTAMENTO DOS ATENDIMENTO DE 2011



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar ações para os usuários.
O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira, o CREAS atendeu a 139 famílias individualizadas de violação de direitos, os quais constituem demandas por serviços de proteção social especial.
Apesar da busca espontânea, encaminhamentos e do número de denúncias ter aumentado com o Disque 100, busca onde o denunciante não precisa se identificar, esse número não condiz com a realidade da violência em Ipiaú, pois muitas das ocorrências não são denunciadas e muitos dos casos não são encaminhados ao CREAS.
Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o CREAS disponibiliza atendimento psicossocial individual e em grupo. Em 2011 foram realizados 831 atendimentos psicossocial, 127 visitas domiciliares, 10 CREAS Itinerante, 64 oficinas socioeducativas e 51 atividades externas.
Para Lívia Teixeira, faz-se necessário destacar o apoio  do " Governo de Mãos Dadas com o Povo" da Secretaria de Assistência Social e Desporto, que não mediram esforços para assegurar ao CREAS a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
A coordenadora destacou o empenho de sua equipe, assistente Social Alana D’el Rei,
Psicóloga Laylla Fontes, Profissional de Abordagem Ingrid Barreto, Auxiliares Dalva Novais e Sinésia Oliveira, que estiveram juntos neste trabalho. A equipe deseja à todos um  FELIZ 2012.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CREAS ENCERRA OFICINAS EM CLIMA DE FESTA

Um momento de lazer e descontração marcou o encerramento das atividades das oficinas das Crianças e Adolescentes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) nesta quinta-feira, dia 21. Em clima de festa as crianças participaram de uma dinâmica de Entrosamento e Encerramento onde compartilharam as coisas boas acontecidas durante o ano de 2011. O evento aconteceu na sede do CREAS, na Rua Borges de Barros, 145, Centro.
Segundo a Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira,
as oficinas, foram voltadas às Crianças e adolescentes das Instituições, visando resgatar e fortalecer os laços familiares. As oficinas contam, em média, com 15 crianças realizadas pela Psicóloga Laylla Fontes e a Assistente Social Alana D’el Rei.  As atividades entram em recesso para as festividades de fim de ano e recomeçam em Janeiro próximo.
O CREAS é um espaço público mantido através da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Desporto do Município.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

REUNIÃO C0M A REDE DO SOCIAL



Nesta quarta-feira (21) foi realizada a reunião da Rede Social de Ipiaú no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
A reunião da rede social tem como objetivo fazer um elo entre os órgãos e entidades com a sociedade, para que juntos possam conversar e trazer benefícios para o cidadão, numa perspectiva de responsabilidade compartilhada nas ações sócias do “Governo de Mãos Dadas com o Povo” foi composta pelo CREAS, CRAS I, CRAS II, Secretaria de Ação Social e Desporto, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente-CMDCA e Conselho Tutelar.
Essa será a primeira de muitas, pois pretendemos realizar reuniões mensais, locais designados pelos que integram a rede e é aberta para quem quiser participar, pois a rede acredita que isoladamente não conseguiria nenhum resultado. A cada reunião é discutido um tema diferente que envolve: educação, saúde violência familiar, uso indevido de drogas, etc., e no final de cada reunião são feitos os devidos encaminhamentos, pertinentes ao tema, discutidos no dia.
                                                                      

domingo, 18 de dezembro de 2011

CREAS DESEJA A COMUNIDADE IPIAUENSE

Que os sinos do Natal
sejam portadores de
alegrias e esperanças.
E que o Ano Novo renove  nossos sonhos e fortaleça nossa fé em construir um mundo melhor.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

Equipe  CREAS

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CREAS E SAÚDE DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE IPIAUENSE



ASSISTENTE SOCIAL ALANA D"EL REI

VANUZA,LÍVIA,AGENTES DE SAÚDE E ALANA



Na tarde da última quarta-feira, 09 de Novembro, a Secretaria Municipal da Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou mais uma reunião com os agentes de saúde e  a enfermeira  Vanuza Barreto do Posto de Saúde Elvidio Antonio dos Santos para apresentar o trabalho  realizado pelo Centro e as ações que já estão sendo executadas.
Segundo a Coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira, o principal objetivo da reunião é capacitar toda a rede envolvida com este trabalho e os agentes de saúde é fundamental  nesta parceria, por ser agentes multiplicadores. “O CREAS tem como objetivo atender as pessoas que tenham seus direitos violados, pretendemos dar apoio a essas pessoas desde o trabalho preventivo até o curativo”, esclarece Lívia.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OFICINA SOBRE BULLYING




O Bullying (Violência Escolar) é um termo de origem inglesa que descreve atos de violência física ou psicológica praticados por um ou mais indivíduos com o objetivo de intimidar um indivíduo ou um grupo mais fraco. O “ Bulliying na escolar é uma fenômeno cada vez mais frequente e visível, trazendo uma multiplicidade de consequências nas vítimas, nomeadamente em termos da sua auto-estima e até da sua saúde física e psicológica.  Colocar apelidos, humilhar, discriminar, bater, roubar, aterrorizar, excluir e divulgar comentários maldosos são alguns exemplos (LOPES NETO, 2005).
O "bullying" envolve uma multiplicidade de comportamentos, tais como:

             atos de agressividade física 
             agressões verbais
             comportamentos de manipulação social ou indiretos
             maus-tratos psicológicos  
               __     ataques as propriedades
     

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CREAS E CRAS II DE MÃOS DADAS NAS AÇÕES SOCIAIS



O CRAS II - Centro de Referência de Assistência Social iniciou o processo de cadastramento das famílias do bairro da Irmã Dulce com preenchimento do Formulário de Atendimento realizado no centro. Este recadastramento é realizado pela equipe do CRAS II em parceria com o CREAS e tem como finalidade refazer o mapeamento do bairro para posterior estruturação do trabalho a ser desenvolvido.
Diante das informações colhidas e nas visitas, a equipe consegue ter uma visão ampla da real necessidade dos usuários de forma individual, podendo realizar os encaminhamentos para a Rede de Proteção (Conselho Tutelar, CAPs, Secretaria de Assistência Social, PSF, Bolsa Família, CREAS), além de manter o acompanhamento com as famílias e inserção em Projetos (PETI, Projovem) e Grupos de Convivência. Segundo a Coordenadora Juanna Martha.
Esse cadastramento é fruto da parceria entre o CRAS II e o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que dentre outras ações, está planejando realizar os Centros Itinerantes nessa comunidade em breve. O cadastramento foi feito no CRAS II. Não Percam o CRAS II e CREAS Itinerantes!!!


sábado, 15 de outubro de 2011

ATENDIMENTOS DO CREAS

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO "GOVERNO DE MÃOS DADAS COM O POVO"


O trabalho desenvolvido em rede do “Governo de Mãos Dadas com o Povo” entre Secretária de Ação Social e Desporto, CRAS, CREAS, Saúde e Educação, serve como suporte ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e, por isso, está contribuindo com a Erradicação do Trabalho Infantil, no nosso município.
“A partir dessas unidades, é possível constatar as formas existentes de trabalho infantil em cada município e atuar tanto no combate como na prevenção. As unidades são capazes de oferecer todo o suporte às famílias para que não utilizem a prática como forma de sobrevivência”,  afirma a coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira.
Uma das formas utilizadas pelo Peti para garantir a sobrevivência das famílias é sua integração com o Programa Bolsa-Família, é que as famílias atendidas participam de atividades socioeducativas e de convivência promovidas pelo Peti , além disso, são acompanhadas pelo CREAS já que seus direitos foram violados.

CREAS PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SALVADOR SOBRE TRABALHO INFANTIL








O Ministério Público do Trabalho na Bahia, em parceria com Organização Internacional do Trabalho(OIT), e a Superintendência  Regional do Trabalho da Bahia  , organizou em Salvador nesta sexta-feira, 14, às 8:30h, no Auditório do Ministério Público  do Trabalho, uma Audiência Pública. Na ocasião, foi feita apresentação do referido Guia de Políticas Públicas, bem como esclarecimentos voltados a capacitação dos gestores municipais para o efetivo enfrentamento ao trabalho infantil, conforme a programação abaixo.

Programação:

08:30 – Composição da Mesa
09:00 – Contextualização sobre o Trabalho Infantil
10:00 – Apresentação do Guia de Políticas Públicas
11:00 – Exemplos de Boa Prática Municipal
12:00 – Encerramento  

PARCERIA CREAS E ROTARY CLUB DE IPIAÚ COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS








Comemorada em muitos países, e em datas distintas, o Dia das Crianças busca refletir sobre as condições e os cuidados que devemos ter com aqueles que podem ser a promessa de um futuro melhor para todos.
No Brasil, a data foi criada na década de 1920, por proposta de um deputado federal, como forma de homenagear todos os pequenos brasileiros. Em 1990, o país torna-se o primeiro a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das Nações Unidas e garante os direitos e a proteção integral de criança e adolescentes com a instituição do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
O CREAS em parceria com o Rotary Club de Ipiaú  abraçam está bandeira levando as crianças e adolescentes da Fundação Alvina Godinho  para desfrutarem de uma tarde com  momentos de descontração e diversão, com direito a banho de piscina, parque infantil,pula-pula, espaço Kids, jogos e guloseimas  no Sítio Engraçadinho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



O que é
 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
  
Objetivo
Ofertar ação ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos. Para tanto, deverá organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família, inclusive no que tange a orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.

 Publico Alvo
Neste momento de implantação do SUAS, os CREAS darão atendimento às situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, tendo como foco de ação a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção a suas crianças e adolescentes.
Após esses serviços estarem consolidados, cada município verificará a possibilidade de ampliação gradual dos serviços, de modo a abarcar outras situações de violação de direitos (de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, dentre outras).

O CREAS presta atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias nas seguintes situações:

·         crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual;
·         crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência);
·         famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades;
·         crianças e adolescentes em situação de mendicância;
·         crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar;

Como Funciona
O CREAS articula os serviços de média complexidade e opera a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, prestando diretamente os seguintes serviços:
·    
  •           Serviço de Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes;
  • ·         Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias com seus Direitos Violados;
          Estes serviços devem funcionar em estreita articulação com os demais serviços da proteção social básica e da especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FESTA EM COMEMORAÇÃO O DIA DO IDOSO










Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso e, logo em seguida, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas da Terceira Idade, em 1º de outubro. Com o objetivo de comemorar as duas datas, a coordenadora da Casa Deraldina de Amparo a Velhice junto com o CREAS e Aline Eça, realizaram uma animada festa.O Dia Nacional do idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem por objetivo refletir a situação dos idosos, seus direitos e dificuldades. O evento contou com integrantes do grupo da Terceira Idade de Itagibá.
A coordenadora do CREAS enfatizou que a comemoração desta data é uma tentativa de chamar a atenção para o panorama existente na sociedade que “inventou” a velhice, produzindo uma reflexão sobre o comportamento da sociedade com e na terceira idade, e o desenvolvimento de uma nova postura, solidária e inteligente, em relação a essa etapa da vida. “Essa é uma oportunidade especial para alertarmos e sugerirmos providências para o envolvimento de todos no processo cultural de valorização e respeito àqueles que alcançaram uma idade maior”, disse a coordenadora. “Mesmo porque todos nós queremos chegar lá”, completou.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CREAS E CONSELHO TUTELAR NO SEMINÁRIO REGIONAL ABMP NORDESTE 2011



A atuação do Sistema de Justiça e dos Conselhos de Direitos, bem como seus desafios, forram discutidos durante o Seminário Regional da ABMP no Nordeste, realizado nos  dias 26 e 27 de Setembro, no Centro de Convenções de Salvador. O evento, da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), teve como objetivo possibilitar inscrições do maior número possível de conselheiros tutelares e de direitos de municípios mais carentes. Promovendo o protagonismo juvenil, o evento contou com a participação de adolescentes de todo o Nordeste na platéia e em algumas mesas de discussão.  O evento tem como tema o Sistema de Justiça e Conselhos pelo Desafio da Prioridade Absoluta no Nordeste Brasileiro.
Debates temáticos aconteceram nos dois dias nas salas de Sistema de Garantia de Direitos – desafios para o aprimoramento, e de Sistema de Justiça – aperfeiçoamento institucional e procedimental. Nessas salas foram ministradas palestras como a Criança e Internet – desafios e oportunidades na sociedade da informação, ministrada por Rodrigo Nejm, piscólogo diretor de Prevenção da Safernet, Bullying – muito mais que uma brincadeira de mal gosto, por Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Minas Gerais, Combate ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil: o resgate de sonhos de quem vive em pesadelo, por Renato Roseno,entre outros.