segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sua atitude pode fazer a diferença. Acredite nisso!



Cada um de nós tem papel fundamental na erradicação do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. 

O primeiro passo é a informação, todos precisam saber de sua responsabilidade e conhecer os meios de agir!
Como e onde notificar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes?


■Procure o Conselho Tutelar do seu Município

■Ligue para o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: Ligue 100
de qualquer região do Brasil (ligação anônima e gratuita)

■Denuncie crimes cometidos por meio da internet por meio do site da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos: www.denunciar.org.br


Outros canais de denúncia:

■Delegacias especializadas em crimes contra crianças e adolescentes no seu Município.

■Delegacias comuns (na ausência de delegacias especializadas)

■Polícia Militar – #190

■Ministério Público do seu Estado.

Vamos lutar juntos e acabar com esse terrível problema? Ajude, divulgue!

https://www.facebook.com/crianca.nao.e.brinquedo



quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CREAS divulga balanço de atividades desenvolvidas do ano 2015

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desporto, comemora os bons resultados do trabalho desenvolvido, destinado ao atendimento de famílias e indivíduos com direitos violados. Dentre as atividades realizadas, encontram-se: Serviço de Abordagem de Rua; Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Enfrentamento às Violências (psicológica, física, maus tratos, abuso e exploração sexual); Serviço Especializado de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência; e Atendimento Especializado a Idosos e a Pessoas com Deficiência.Soma-se a isso o bom trabalho por parte da equipe, a destinação de profissionais para proferir palestras, as campanhas, oficinas, panfletagem e busca ativa, a realização de reuniões de equipe e a elaboração de estudos de caso, com enfoque multiprofissional. Além de receber encaminhamentos pela rede socioassistencial, o CREAS também está aberto a receber demandas espontâneas.



De acordo com a coordenadora do CREAS Lívia Teixeira o lado positivo é a qualidade dos serviços prestado pela equipe com o trabalho em rede, ressaltando que o lado negativo desse balanço dos atendimento é que fica claro que ainda existe uma grande demanda, reflexo de uma sociedade com problemas de violência doméstica e outras ocorrências. 


 Soma-se a isso o bom trabalho por parte da equipe, a destinação de profissionais para proferir palestras, as campanhas, oficinas, panfletagem e busca ativa, a realização de reuniões de equipe e a elaboração de estudos de caso, com enfoque multiprofissional. Além de receber encaminhamentos pela rede socioassistencial, o CREAS também está aberto a receber demandas espontâneas.





De acordo com a coordenadora do CREAS Lívia Teixeira o lado positivo é a qualidade dos serviços prestado pela equipe com o trabalho em rede, ressaltando que o lado negativo desse balanço dos atendimento é que fica claro que ainda existe uma grande demanda, reflexo de uma sociedade com problemas de violência doméstica e outras ocorrências. 







Segundo a coordenadora Lívia Teixeira, o CREAS realizou durante estes 5 anos 5.410 atendimentos. Sendo que este ano 134 casos individualizados de violação de direitos, os quais constituem demandas por serviços de proteção social especial.




Apesar do número de denúncias ter aumentado com a demanda espontânea, e o Disque 100 onde o denunciante não precisa se identificar, esse número não condiz com a realidade da violência em Ipiaú , pois muitas das ocorrências não são denunciadas e muitos dos casos não são encaminhados ao CREAS.Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o CREAS disponibiliza atendimento psicossocial individual e em grupo, atendimento jurídico e psicológico. Em 2015 foram realizados  1.005 atendimentos.Para Lívia , faz-se necessário destacar o apoio da Secretaria de Assistência Social e Desporto que, através do Prefeito Deraldino Alves de Araújo, não mediu esforços para assegurar ao CREAS a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. 


A coordenadora destacou o empenho de sua equipe, a assistente social Geruza Helena Cardoso ,a  psicóloga Juaneide Ribeiro, as educadoras sociais Ingrid Barreto e Sinésia Almeida, advogado Jaime Reis e serviço gerais Edileusa de Jesus e parceiros.  








Um plano de ação já foi traçado  para 2016 tendo como prioridades do CREAS:

  • dar continuidade ao acompanhamento psicossocial, jurídico às famílias usuárias;
  • fortalecer o trabalho de prevenção da violência;
  • Panfletagem;




  • realizar palestras visando articular uma rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes;


  •  Campanhas ;
  •  Blitz educativas;





O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ipiaú está localizado na Rua Dr. José Borges de Barros, nº 143, Centro – Tel. (73) 3531.7442