quarta-feira, 29 de julho de 2015

CONHEÇA O CREAS



O que é?

Na esfera da Proteção Social Especial de Média Complexidade, surgiu recentemente e ampliando as ações do então Programa Sentinela, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, que se constitui numa Unidade Pública Estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da Proteção Social Especial de Média Complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
      O CREAS é uma solução recente da Política de Assistência Social e como tal demanda prática orientada, principalmente quando prevê a sua estruturação na modalidade regional, atendendo a um conjunto de municípios. 
    Em Ipiaú, o CREAS é cofinanciado com recursos federais e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desporto, garantindo privacidade e preservação da integridade e dignidade de seus usuários. 
    Fundamenta-se em direitos e garantias expressas na Constituição Federal do Brasil – CFB, na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, na Lei Maria da Penha e no Guia de Orientação nº1 do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome – MDS e outras legislações complementares.
    Com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social, da Norma Operacional Básica - NOB, e implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a política de Assistência Social divide-se em Proteção Social Básica (voltada à prevenção de situações de risco pessoal e social, fortalecendo as famílias e indivíduos) e Proteção Social Especial (voltada à proteção de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social) organizada por níveis de complexidade.
  A Proteção Social Especial deve afiançar acolhimento e desenvolver atenção socioassistencias às famílias e indivíduos para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento.
    Cabe salientar que a Política Nacional de Assistência Social não é mero programa de governo, mas sim norma jurídica em vigor e que deve ser seguida e observada por todos, onde o Sistema Único de Assistência Social - SUAS regula, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social, de caráter permanente ou eventual, executados e providos em rede hierarquizada.

Público Alvo:

Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.



 Objetivo Geral

Prevenir e combater a violação de direitos, ofertando ações especializadas com equipe multiprofissional de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial individualizado e/ou em grupo a idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes (especialmente as vítimas de abuso e exploração sexual) e suas famílias, bem como adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas – Liberdade Assistida e Prestação de Serviços Comunitários.



Objetivos Específicos

Construir uma rede de serviços que permita a garantia dos direitos fundamentais de pessoas violadas em seus direitos; crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência;
  • Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, visando sua integridade física, mental e social;
  • Realizar ações embasadas em fundamentos éticos, legais, teóricos e metodológicos do trabalho social com famílias, seus membros e indivíduos;
  • Proporcionar ambiente acolhedor no qual o usuário possa ser atendido, mantendo o atendimento individual, grupal, visitas domiciliares, atividades lúdicas e recreativas para a sensibilização quanto ao conhecimento de seus direitos, promoção da cidadania e autoestima.

  • Articular com o Sistema de Garantia de Direitos - SGD, tendo em vista a eficácia do atendimento nos encaminhamentos realizados;
  • Ter ciência das atribuições dos órgãos de defesa de direitos (Varas do Poder Judiciário; Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros);
  • Proporcionar a inclusão da demanda atendida pelo CREAS e seus familiares em serviços prestados por instituições sociais existentes no Município;
  • Identificar o fenômeno violência e riscos decorrentes;
  • Prevenir e interromper o ciclo de violência, bem como a reincidência de violação de direitos;

  • Favorecer a superação da situação de violação de direitos, a reparação da violência vivida, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a potencialização da autonomia e o resgate da dignidade;

  • Apoiar ou promover ações de mobilização no combate a situações de violação de direitos;

  • Contribuir para a devida responsabilização dos autores da agressão ou exploração (casos de exploração sexual).
  • Fortalecer as redes sociais de apoio da família;

  •  Contribuir no combate a estigmas e preconceitos;

  • Prevenir o abandono e a institucionalização;





O CREAS de Ipiaú objetiva ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e a adolescentes autores de ato infracional. Para tanto, organiza atividades e desenvolve procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família, nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.

Para uma ação efetiva de prevenção é necessário o envolvimento e articulação da rede de Proteção Social em conjunto com os familiares, vizinhança e comunidade. A equipe técnica do CREAS está capacitada e disponível para desenvolver atividades (palestras, oficinas, etc.), buscando a conscientização dos atores sociais a respeito da cultura da NÃO VIOLÊNCIA.

O atendimento de famílias e indivíduos no CREAS está em consonância com o estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. 
Para o desenvolvimento das atividades foi previsto o planejamento da implementação e do funcionamento do serviço.

As formas de acesso ao serviço são por intermédio de identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social, por encaminhamento de outros profissionais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do sistema de garantia de direitos e do sistema de segurança pública, das escolas, além de demanda espontânea.

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI 

Metas: Atender 100% da demanda de famílias que procurarem o serviço a fim de esclarecimento e /ou ajuda. 

Metodologia de Intervenção: serão realizados pela equipe interdisciplinar, atendimentos individualizados assim como atividades coletivas, configurando grupos. Para isso, primeiramente, o serviço receberá as fichas de encaminhamento emitidas pela rede de proteção ou demanda espontânea. Os encaminhamentos serão recebidos pela coordenadora ou outro membro da equipe do CREAS, realizada a triagem e encaminhada para o atendimento psicossocial, psicológico e/ou jurídico . 


Em relação às visitas domiciliares, após análise em reunião interdisciplinar, o profissional da assistência social e/ou psicologia realizará as visitas domiciliares. A visita domiciliar será documentado no prontuario próprio da família e será feito o estudo de caso pela equipe interdisciplinar que intercederá tomando providências cabíveis, a fim de orientar e acompanhar as famílias em atendimentos ou encaminhar para outros serviços.

 Serviço Especializado em Abordagem Social

O serviço Especializado em Abordagem Social acontece viabilizando a busca ativa das demandas do CREAS, oferecendo subsídios para diagnóstico das demandas a serem atendidas no CREAS. Portanto, são realizadas nas ruas do municípios.  

 Parcerias: 

Nestas ações vamos exercitar os movimentos de intra e intersetorialidade com as demais Políticas Públicas do município e o trabalho da rede de proteção.

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa da Liberdade Assistida – LA e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC

Metas: Atender 100% da demanda encaminhada pelo Poder Judiciário.

Metodologia de Intervenção: Este serviço é executado pela equipe multidisciplinar oferecendo acompanhamento ao adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa e sua família. Para realização do referido acompanhamento, será realizado uma entrevista de acolhida pela equipe técnica, onde será aplicado um formulário com dados relativos à identificação do adolescente, do delito, entre outras informações. A partir deste instrumento, se devolverá um plano individual de atendimento (PIA) pela equipe composta por técnicos da psicologia, assistência social, e orientador educacional.

A equipe irá direcionar as habilidades de cada adolescente e da situação da família. O acompanhamento deverá ser sistemático, com frequência quizenal. Durante o período de cumprimento da medida socioeducativa será confeccionado um prontuário e uma planilha de registros com os relatos da evolução do plano de trabalho.



Campanhas de Sensibilização e Prevenção

Metas: Realizar campanhas de prevenção ao abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, drogas, valorização à vida, prevenção da violência contra idoso, pessoa com deficiência, mulher, crianças e adolescentes, em datas comemorativas, como dia da criança, carnaval, dia da mulher, dia do idoso, semana da família, ECA, entre outras.

Metodologia de Intervenção: Através de materiais educativos, banners, panfletos, cartazes, caminhadas, blitz, palestras educativas e divulgação através do Blog creasipiau.blogsport.com.br, serão realizadas através de projetos e campanhas de prevenção junto à comunidade local.

Campanha de prevenção à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontece durante o ano, tendo foco maior no carnaval, mês de maio com o slogan “Ipiaú ”, 

Campanha de prevenção à violência contra idosos acontece também durante todo ano, tendo foco maior durante a Semana do Idoso, que acontece no dia 26 de setembro a 02 de outubro.

Campanha de prevenção a violência contra a mulher acontece durante todo ano, tendo foco maior no mês de março, por razão do Dia Internacional da Mulher.


Projeto “Agentes Multiplicadores do CREAS”, onde se proporciona crianças e adolescentes orientação, informação e interação com as ações do CREAS.

Parcerias: Escola Municipal Hildebrando Nunes

O CREAS de Ipiaú possui uma identidade muito positiva junto às entidades, escolas, usuários e comunidade, sendo a equipe técnica composta por: assistente social, psicóloga, pedagoga, advogado e educadoras sociais.

A psicóloga realiza as avaliações psicológicas e os usuários participam, a partir da avaliação, de grupos de apoio. A família do usuário também será entrevistada pela psicóloga e poderá receber atendimento grupal de apoio, participando de grupos de sensibilização. Caso seja necessário, o usuário será encaminhado para atendimento terapêutico individual. 

A assistente social realiza entrevista de acolhida, visitas domiciliares e estudos sociais conforme encaminhamentos recebidos das políticas públicas setoriais, inclusive firmando o termo de responsabilidade com o usuário que participará do serviço.

 A pedagoga que se vale inicialmente da coordenação das ações que envolvem a dinâmica do CREAS, acolhimento, palestras, visitas domiciliares e institucionais, projetos, oficinas e estudo de caso juntamente com a equipe técnica, proporcionando atividades prazerosas, a fim de iniciar a criação do vínculo, ao mesmo tempo utilizando-se o espaço como uma ferramenta pedagógico-social. Acompanha e orienta os usuários conforme a demanda, vinculando suas ações às atribuições pedagógicas necessárias. 

Ao final de cada mês são feitas reuniões, proporcionado um momento para construção de ideias, em conjunto com a equipe, onde os mesmos fazer um feedback  das atividades desenvolvidas, e planejando atividades para o mês seguinte.

As atividades são organizadas através da construção de plano individual e/ou familiar de atendimento, da realização de visitas domiciliares, da elaboração de estudo social, diagnóstico socioeconômico, avaliação psicológica, acompanhamento pedagógico, elaboração de relatórios e/prontuários, monitoramento e avaliação do serviço

Após as avaliações dos profissionais da equipe técnica, a mesma se reúne sistematicamente para os estudos de caso e realização dos devidos encaminhamentos e planejamento, enfatizando a visão multidisciplinar.

A equipe de trabalho que é composta por profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, se subdivide, e desenvolvem trabalhos voltados aos mais diferentes grupos e perfis.



Benefícios Diretos e Indiretos

Diretos:

Assegurar e ampliar direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar, através dos seguintes benefícios fornecidos pelo CREAS aos seus usuários:

  • Construção de projetos pessoais e sociais desenvolvendo a autoestima;
  • Superação de padrões violadores de relacionamento;
  • Reparação ou minimização dos danos por vivências de violações e riscos sociais;
  • Obtenção de autonomia, independência e condições de bem-estar;
  • Ampliação da capacidade protetiva da família atendida e a superação de suas dificuldades;
  •  Reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência e a pessoa idosa em seu núcleo familiar;
  • Acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupos, administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando modos não violentos de pensar, agir, atuar;
  • Acesso a experiências que possibilitem lidar de forma construtiva com potencialidades e limites;
  • Construção de projeto de vida que vise à ruptura do adolescente com a prática de ato infracional;
  • Inserção e permanência na rede de ensino de crianças e adolescentes atendidos pelo serviço;
  • Acesso a documentação civil;
  • Acolhida e atendimento às Crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar, escolas, CAPS, Ministério Público, entre outros;
  • Atendimento e acompanhamento das medidas socioeducativas de adolescentes e jovens infratores encaminhados pela Vara  da Infância e Juventude;
  • Proporcionar educação e regeneração ao menor infrator, de modo a torná-lo útil a comunidade e a si próprio levando-o a ruptura com a prática de atos infracionais;
  • Fortalecimento do processo de cidadania de adolescentes sentenciados com medidas socioeducativas e seu grupo familiar;
  • Trabalhar em rede com o Conselho Tutelar e outros órgãos integrantes do Sistema de Garantias de Direitos;
  • Acolhida, atendimento e acompanhamento de denúncias enviadas pelos Conselho Municipal da criança e do adolescente, da assistência social e do núcleo municipal de prevenção da violência;



Indireitos
               

  • Melhorias em situações intrafamiliares que agravam as situações de vulnerabilidade social;
  • Promoção do convívio social, da autonomia e protagonismo dos usuários;
  • Acesso a serviços do sistema de proteção social (CRAS) e indicação a benefícios sociais;
  • Acesso as políticas de educação, saúde, cultura, esporte, lazer, profissionalização e trabalho;
  • Conscientização e sensibilização da população em relação à gravidade da violação de direitos e a importância de denunciar casos de violência que tenham conhecimento;
  • Fortalecimento das famílias dos adolescentes sentenciados com medidas socioeducativas;
  • Melhoria na qualidade de vida das famílias das crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, deficientes assistidos pelo CREAS;
  • Divulgação e informação à comunidade ipiauense através dos meios de comunicação locais, folders, cartilhas entre outros materiais informativos;
  • Parcerias com as secretarias municipais da saúde, educação, infraestrutura, administração, jurídico e transporte.

Serviços Executados no CREAS

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI;

Serviço Especializado em Abordagem Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida – LA e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC;

Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência (PCD), Idosos e suas Famílias;

Campanhas e Projetos de Sensibilização e Prevenção.
          
Ações e Atividades

CREAS (PAEFI)

  • Entrevistas de acolhida para avaliação inicial dos casos;
  • Atendimento psicossocial individual /grupo;
  • Atendimento psicossocial individual/familiar;
  • Construção de Plano Individual e/ou Familiar de atendimento;
  • Orientação jurídico-social;
  • Visitas domiciliares;
  • Visita Institucional.
  • Ações de mobilização e sensibilização para o enfrentamento das situações de violação de direitos;
  • Elaboração de relatórios técnicos sobre casos em acompanhamento;
  • Acompanhamento às famílias ou aos indivíduos encaminhados para a rede;
  • Acompanhamento de famílias com criança/adolescente ou idoso afastados do convívio familiar;
  • Reuniões com grupos de famílias ou de indivíduos;
  • Palestras/ oficinas;
  • Encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviços socioassistenciais;
  • Encaminhamento de usuários/dependentes de substâncias psicoativas para serviços da rede de saúde;
  • Encaminhamento de famílias ou indivíduos para outros serviços da rede de saúde;
  • Encaminhamento de famílias ou indivíduos para serviços das demais políticas públicas;
  • Encaminhamento para o Conselho Tutelar;
  • Encaminhamento para órgãos de defesa e responsabilização;
  • Discussão de casos com outros profissionais da rede;
  • Busca ativa.
  • Medidas Socioeducativas (MSE: LA e PSC)
  • Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) do adolescente;
  • Atendimento individual do adolescente;
  • Atendimento da família do adolescente em cumprimento de medida de LA/PSC;
  • Acompanhamento da frequência escolar do adolescente;
  • Elaboração e encaminhamento de relatório para o Disque 100, a Justiça da Infância e da Juventude ou Ministério Público;
  • Elaboração e encaminhamento de relatórios periódicos para o órgão gestor da assistência social no município;
  • Encaminhamento do adolescente para o sistema educacional;


Serviços de Acolhimento (abrigos e outros);

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
Serviços de Saúde Mental (CAPS);
Demais Serviços da rede de Saúde (unidade básica, ESFs);
Serviços de Educação;
Conselho Tutelar;
Poder Judiciário;
Ministério Público;
Demais serviços da rede socioassistencial;
Serviços de outras políticas públicas;
Conselhos de Políticas Públicas e/ou de Defesa de Direitos;
Defensoria Pública;
Delegacia Civil. 

Local, dias e horários de atendimento ao público no CREAS de Ipiaú é:

Rua Dr. José Borges de Barros, 154 - Centro
Segunda a Sexta das 8:00 h as 12:00 h das 14:00 h as 18:00 h


sábado, 25 de julho de 2015

FALTAM 10 DIAS ! O CREAS CONVIDA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR






Direitos e Deveres do cidadão foi o tema da oficina "Agentes Multiplicadores do CREAS"




O que são os direitos e deveres do cidadão? Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão? Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto sejam colocados em prática.
Exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto sejam colocados em prática,foi com esta perspectiva que nesta sexta-feira (24)ocorreu mais uma oficina com os Agentes Multiplicadores do CREAS", ministrada pela Psicologa Juaneide Ferreira. 
Segundo a coordenadora Lívia Teixeira " Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos ".






























CREAS REALIZA MAIS UMA PRÉ CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL








ASSISTENTE SOCIAL - GERUZA HELENA CARDOSO

PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA SALVADOR DA MATTA

PSICOLOGA JUANEIDE FERREIRA






sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ipiaú: Secretária anuncia a X Conferência Municipal de Assistência Social

Secretária de Ação Social Valdinélia Pimentel ( Foto Giro em Ipiaú)


A exemplo de diversos outros setores da administração pública municipal, a Secretaria Municipal de Ação Social realizará nos dias 3 e 4 de agosto, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, a X Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema central: ”Consolidar o SUAS de uma vez rumo  a 2016”. De acordo com a secretária municipal  de Ação Social, Valdinélia Pimentel, a X Conferência Municipal de Assistência Social está sendo precedida de uma série de pré-conferências realizadas em diversas localidades da cidade e do interior do município, momentos em que as comunidades estão participando com sugestões, críticas, ideias e propostas que são anotadas e apresentadas durante a grande conferência dos dias 3 e 4 de agosto. “A participação de toda a comunidade é de vital importância para que tenhamos uma conferência que verdadeiramente traduza os anseios de todos, haja vista o fato de a mesma corresponder aos próximos 10 anos de trabalhos sociais no município”, destacou a secretária Valdinélia Pimentel, acrescentando que a conferência municipal é preparatória para as conferências estadual e nacional que acontecem ainda este ano.

Fonte: Giro em Ipiaú

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CREAS E NASF JUNTOS: CONHECENDO E DEBATENDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE



Os Agentes Comunitários do PSF Epifânio Vieira participaram,nesta quarta-feira(21,) da palestra “Conhecendo e Debatendo sobre Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA”. Promovida pelo NASF em parceria com o CREAS. A palestra foi ministrada pela pedagoga e coordenadora Lívia Teixeira, a palestra visou debater e conhecer um pouco mais os direitos e deveres contidos no ECA.
Para Lívia, momentos como esses são uma grande oportunidade para avanços no trabalho em rede. “ a palestra de modo geral, já que foram debatidos vários tema ligados a violação de direitos, auxiliam as pessoas na compreensão de seus direitos e deveres, possibilitando que o diálogo se amplie no espaço social onde vivem, formando, assim, multiplicadores dessas informações”, finaliza.
O CREAS agradece o acolhimento da equipe do PSF, salientando que foi uma manhã bastante proveitosa para todos envolvidos.