sábado, 30 de agosto de 2014

Projeto Piloto " Crianças e Adolescentes Agentes Multiplicadores do CREAS"



No dia 03/09/2014, a equipe do CREAS representada pela coordenadora Lívia Teixeira, assistente social Geruza Helena, advogado Jaime Reis, psicóloga Juaneide Ferreira e as educadoras sociais Ingrid Barreto e Sinésia Almeida, iniciará o Projeto Piloto: "Crianças e Adolescentes Multiplicadores do CREAS ", com atividades visando a conscientização e a orientação de crianças e adolescentes da escola Municipal Agostinho Pinheiro. O objetivo do projeto é  apresentar o trabalho desenvolvido por nossa instituição, além de abordar sobre temas  como  Estatuto da Criança e Adolescente- ECA, Órgão de defesa dos direitos da criança e adolescentes, Abuso Sexual, Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e questões que fazem parte do cotidiano destes. As crianças receberam as informações de forma lúdica, compatível com o entendimento dos mesmos.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DEFINE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS

                         A reunião para implantação dos cursos aconteceu na tarde desta quinta-feira.

A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria municipal de desenvolvimento social, estará realizando na segunda quinzena de setembro, os cursos de técnicas de bordados e aproveitamento de retalhos, que serão aplicados pelo Projeto Ponto a Ponto. O curso de técnicas de bordados tem como público alvo crianças e adolescentes com idades de riscos no mundo das drogas, já o curso de aproveitamento de retalhos busca atender os adultos. A reunião para implantação dos cursos aconteceu na tarde desta quinta-feira (28) na sede da secretaria municipal de desenvolvimento social e contou com as presenças da Presidente da Associação dos Artesãos do Baixo e Médio Rio das Contas, Maria da Conceição, da Presidente da ONG Construindo, Giane Laé. Participaram também a secretaria de desenvolvimento social Valdinélia Pimentel, a assistente social Fernanda Rayres, a coordenadora do CRAS II, Ana Rebeca e o vereador Edson Marques. 
 Fonte: Giro em ipiaú

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL ENTREGA MAIS UM ENXOVAL À USUÁRIA DO CRAS I


CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar e Social juntos na Garantia de Direitos da Criança e Adolescente em Ubatã.



Sistema de Garantia DCA

Sistema de Garantia dos Direitos, o corpo social para garantir direitos de crianças e adolescentes
O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) consolidou-se a partir da Resolução 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) de 2006. O início do processo de formação do SGD, porém, é fruto de uma mobilização anterior, marcada pela Constituição de 1988 e pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como parâmetro para políticas públicas voltadas para crianças e jovens, em 1990.

O SGDCA é formado pela integração e a articulação entre o Estado, as famílias e a sociedade civil como um todo, para garantir que a lei seja cumprida, que as conquistas do ECA e da Constituição de 1988 (no seu Artigo 227) não sejam letra morta.

De forma articulada e sincrônica, o SGDCA estrutura-se em três grandes eixos estratégicos de atuação: Defesa, Promoção e Controle. Essa divisão nos ajuda a entender em quais campos age cada ator envolvido e assim podemos cobrar de nossos representantes suas responsabilidades, assim como entender as nossas como cidadãos dentro do Sistema.

Por um lado, temos as leis e as instâncias judiciais que devem garantir a Defesa, a fiscalização e sanções quando detectarmos o descumprimento de leis. Instâncias do Judiciário, conjuntamente com organizações da sociedade civil, devem zelar para que a lei seja aplicada de fato. Um dos principais órgãos é o Conselho Tutelar, que está na ponta da abordagem com a sociedade e funciona como um guardião, ao observar e encaminhar em campo os casos de violações dos direitos que podem vir a ocorrer com crianças e adolescentes. Outro ator sobre o qual ouvimos muito falar é o promotor do Ministério Público, que age em casos de abusos dos direitos. São exemplos do que podemos entender como Defesa.

Já no eixo da Promoção estão todos os responsáveis por executar o direito, transformá-lo em ação. Nessa perspectiva, os professores e os profissionais da educação são os atores que executam o direito à educação, enquanto médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham em clínicas, hospitais, postos de saúde e afins são os responsáveis pela realização do direito à saúde. Considerando todas as necessidades básicas (alimentação, vestuário, remédio, educação, profissionalização), serão inúmeros os atores sociais e equipamentos relacionados – de organizações da sociedade civil organizada, inciativa privada e instituições governamentais.

O governo também exerce um papel importante na promoção de direitos, por exemplo, com políticas sociais, como o Bolsa-Família. Este é parte integrante do Sistema de Garantias, pois, numa visão abrangente, deve ser garantida a autonomia financeira familiar. Em 1996, o Governo Federal criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cujo objetivo era unir essas diversas esferas de uma forma mais orgânica para erradicar o trabalho infantil. Foi criado em 1991 o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), “a instância máxima de formulação, deliberação e controle das políticas públicas para a infância e a adolescência na esfera federal”. Trata-se do órgão responsável por tornar efetivo os direitos, princípios e diretrizes contidos no ECA. No âmbito estadual, um exemplo de promoção é a realização de Medidas Socioeducativas. Este é um assunto polêmico no Brasil, devido aos frequentes escândalos de abuso que vemos contra adolescentes nas unidades de internação do país. O trabalho da Assistência Social também entraria nesse campo.

Por último, temos o eixo do Controle, e aqui ganham destaque os Conselhos de Direitos. Os Conselhos são espaço de participação da sociedade civil para a construção democrática de políticas públicas. São espaços institucionais para o cidadão formular, supervisionar e avaliar políticas públicas junto a representantes do governo. Eles podem ter caráter deliberativo, normativo ou consultivo.

Há Conselhos atuantes no âmbito municipal, estadual e nacional, como o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente; o Conselho da Assistência Social; da Educação e da Saúde.

** A Constituição diz em seu Artigo 227: “Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
**Antes da criação do SGD, o ECA, no seu artigo 88, já estabelecia a atuação articulada das diversas esferas para a efetivação dos direitos nele previstos.

Fontes: Site da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; site do ECTI da Fundação Telefônica.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CREAS INFORMA




Bom dia Senhores essa Adolescente Camille Chaves de Jesus encontra-se desaparecida desde o dia 18/08/2014. onde pegou um ônibus daqui de Itaju da Colônia Bahia com um rapaz por nome Rivanildo Santos Pereira para a cidade de porto Seguro Bahia, quem tiver informações dessa adolescente favor entrar em contato com a delegacia de Policia Civil daqui de Itaju do Colônia 73-3204-2058

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

24 de Agosto Dia da Infância




Hoje é o Dia da Infância! Diferente do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, essa data foi instituída para trazer reflexão sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo. As crianças devem ser prioridade absoluta e o desenvolvimento delas, pleno e saudável para que sejam felizes. 

Infelizmente, milhares de crianças sofrem hoje com a pobreza, doenças, maus tratos, conflitos armados, abuso e exploração sexual, entre outras mazelas. 

Neste dia, lembramos sobre a importância de agir em prol da proteção dos direitos de cada criança. Se você presenciar uma violação de direitos humanos contra crianças e adolescentes, não deixe passar, denuncie para o #DisqueDireitosHumanos100.

Direitos Humanos do Brasil

Visita e Abordagem Social no Bairro 2 de Dezembro













A busca ativa e abordagem social realizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ipiaú constitui-se em importante instrumento que, de forma continuada e programada, tem a principal finalidade de assegurar a identificação da incidência de violações de direitos, tais como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, maus tratos para com a pessoa idosa, violência contra a mulher, dentre outras.
Diariamente as educadoras sociais vem intensificando as abordagem pelas ruas da cidade. Panfletos são entregues as pessoas com informações sobre violações de direitos. 
Nessa direção, o CREAS de Ipiaú tem o compromisso de ofertar atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que, de uma forma ou de outra, estejam em situação de violação de direitos.
A Coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira afirmou que o Serviço é mais uma iniciativa do “Governo Mais Perto de Você “que não mede esforços para promover o bem estar social dos ipiauense, em todos os aspectos. "Hoje, o conceito de assistência social mudou radicalmente. Existe legislação específica que assegura a assistência social como direito e não mais como assistencialismo". Enfatizou.

ENTREGA DE BRINDES NO EVENTO " PAIZÃO FUTEBOL CLUBE"






















domingo, 24 de agosto de 2014

ENTREGA DOS PRÊMIOS E O ALMOÇO

ENTREGA DAS MEDALHAS PARA O 2º LUGAR  AO TIME DA APARECIDA 

JOCIVAL E DINO

VANILDA, LÍVIA, NÉLIA, VÂNIA E FERNANDA 
COORDENADORA DO CRAS II REBECA
TIME CAMPEÃO

PRÊMIO DO 1º LUGAR - JOGO DE CAMISA, SHORT, MEIÃO, ROUPA DO GOLEIRO, LUVA E BOLA
2º LUGAR - JOGO DE CAMISA, MEIÃO E SHORT.
Adicionar legenda

RODRIGO O ARTILHEIRO DO TORNEIO - TIME DA APARECIDA














 TIME CAMPEÃO RUA DAS FLORES








MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DO EVENTO

 UM DELICIOSO ALMOÇO NO CRAS II