segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

QUE 2013 CHEGUE ASSIM




Desejo a você um Feliz Ano Novo, mas principalmente desejo que façam sempre boas escolhas, porque é através delas que poderemos construir nossa felicidade!
Que em 2013 vocês façam assim...







                                                                     Equipe CREAS

domingo, 30 de dezembro de 2012

CREAS FAZ BALANÇO




Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ipiaú divulga os números referentes ao serviço realizado pelo setor no ano de 2012, fazendo um balanço geral dos casos atendidos. Em comparação aos atendimentos realizados no ano passado, a equipe constatou que houve um aumento significativo na procura pelo serviço até Dezembro de 2012, quando foram registrados 435 atendimentos a mais do que em 2011.
De acordo com o comparativo divulgado, neste ano, destacaram os atendimentos prestados nos casos de abuso sexual, ao mesmo passo em que foram intensificadas as atividades de prevenção no mês de maio, quando ocorreu a Campanha Nacional de Combate ao Abuso Sexual , através de palestras educativas nas escolas e na culminância Blitz nos semáforos da cidade. Mais um aspecto observado pelo serviço foi que neste ano, diferente do que foi apontado em 2011, os atendimentos aos casos de negligências com idosos dobraram.
Também no balanço, foram avaliados que em todos os meses o CREAS recebeu em média 15 casos novos, casos de violência psicológica, negligência, abuso sexual,violência intra familiar, deficientes vítimas de violência intra familiar e trabalho infantil.
O CREAS conta com encaminhamentos do, Poder Judiciário, Ministério Público, PSF, Social, Conselho Tutelar, CAPS, CRAS I, CRAS II, Agentes Comunitárias de Saúde, Comissários de Menores, Disque 100, busca espontâneas, o que consolida o real objetivo do serviço junto à comunidade.
A equipe avalia ainda que entre os anos de 2011 e 2012, os atendimentos chegaram até o serviço de forma espontânea, resultado do trabalho de divulgação realizado pela equipe com palestras nas escolas, Postos de Saúde e panfletagem nas ruas do município. Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira os atendimentos individuais e os realizados em grupos “oficinas com crianças e adolescentes, mulheres, usuários de substâncias psicoativas e familiares” tiveram bastante êxito. “Para o próximo ano estamos estudando a possibilidade de ampliar o serviço com mais oficinas”, afirma. Com uma demanda expressiva também estão às orientações jurídicas, atendimentos psicossocial, psicológicos, visitas domiciliares e institucionais. Veja os gráficos abaixo.
GRÁFICO DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS 321

COMPARATIVO DOS ATENDIMENTOS

ATENDIMENTOS DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIA PSICOATIVAS


VISITAS DOMICILIARES

VISITAS INSTITUCIONAIS

ATENDIMENTOS 2012

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CREAS

ATENDIMENTOS E CASOS NOVOS - 2012
A equipe CREAS de Ipiaú é composta por sete profissionais, uma coordenadora Lívia Teixeira, uma psicóloga Laylla Fontes, um advogado Jaime Reis, uma assistente social Talita Gila, uma assistente administrativa Tarcilla Barros, dois educadores sociais Ingrid Barreto e Udi Ferrari. E, de acordo com a coordenadora, esse é o diferencial do serviço. “É importante salientar o trabalho realizado por toda a equipe. Os casos chegam, são avaliados e atendidos por todos os profissionais. Manter a equipe completa para 2013 é a nossa meta”, enfatiza. “Vejo que foi um passo importante centralizar este atendimento para a comunidade, ofertando uma melhor qualidade de vida com um atendimento gratuito”. Lá todos são acolhidos e orientados corretamente. “A maior obra é o ser humano e o CREAS é um investimento em pessoas”. Essa é a proposta do Governo de Mãos Dadas com o Povo.

domingo, 16 de dezembro de 2012

A EQUIPE CREAS DESEJA À TODOS





Que nesta Natal seus pedidos se realizem trazendo Paz, Amor, Alegria, Saúde, Harmonia e Felicidades. O seu esta ai e caso não encontre tem um Ano Novo para acreditar. Feliz Natal e 2013 repletos de realizações. 

 




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Câmara aprova projeto que torna hediondos crimes de pedofilia




 O plenário da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 5658/09, do Senado, que amplia a tipificação do crime de exploração sexual de criança ou adolescente e torna hediondos outros crimes relacionados à pedofilia, informa a Agência Câmara. Devido às mudanças feitas pela Câmara, a matéria retorna ao Senado para nova votação. O projeto considera crime o aliciamento, o agenciamento, a atração ou a indução de criança ou adolescente à prática de exploração sexual. Atualmente, o crime é definido apenas como submeter pessoas dessas idades à prostituição ou à exploração sexual. Na Lei do Crime Hediondo (8.072/90), o texto inclui na listagem os crimes como tráfico nacional ou internacional de pessoa para exploração sexual, facilitação do envio da pessoa ao exterior sem requisitos legais e comercialização ou divulgação de material de pedofilia (vídeos, fotos). Outra novidade é o aumento do patamar mínimo da pena, que passa de 4 a 10 anos de reclusão para 5 a 10 anos. Aqueles que facilitarem o crime ou impedirem que a criança ou adolescente abandone a prática estão sujeitos à mesma pena. Novos agravantes que aumentam a pena da metade são incluídos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), como o uso de violência e a participação do agente do crime nos lucros da atividade.