quinta-feira, 29 de março de 2012

CREAS E CONSELHO TUTELAR PRESENTES NA II CONFERÊNCIA TERRITORIAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.




A II Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente é um Fórum Territorial do médio Rio de Contas que abrange vários municípios, acontece no dia 29 e 30 de Março em Jequié com debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, como instância deliberativa e paritária, entre governo e sociedade civil, convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Tem por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito territorial visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Objetivo geral da II Conferência é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

quarta-feira, 21 de março de 2012

CREAS REALIZA PALESTRA NA FAZENDA DO POVO





A realização dessa 1ª Campanha é um incentivo para conscientizar a população para estar atenta a esse tipo de violência e estar minimizando esse tipo de crime cometido contra a mulher. A campanha teve foco na lei Maria da Penha que estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através  de  inquérito  policial  e  ser  remetido  ao  Ministério Público.  As palestras nas escolas estão sendo realizadas durante o mês de março.
Nesta segunda-feira dia 19 , o CREAS esteve na Escola Municipal Euclides Neto realizando mais uma palestra sobre a violência contra a mulher, onde foram distribuídos folders explicativos enfatizando como denunciar, como procurar ajuda anonimamente e procurar o pessoal do CREAS além de sorteio de camisas com o tema da campanha. Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira durante as palestras nas escolas, a equipe do CREAS recebeu algumas denúncias, e destacou que a campanha continua. Quem desejar fazer uma denúncia e só ligar no disk 180 ou procurar a equipe do CREAS.

quarta-feira, 14 de março de 2012

CREAS realiza palestra educativa sobre violência contra a mulher na Escola Tertulina Andrade









 No mês que marca as comemorações do Dia Internacional de Luta da Mulher, o CREAS realiza diversas atividades na cidade com temáticas voltadas ao interesse da Mulher. Nesta terça-feira, dia 13/03, o Centro de Referência esteve na Escola Municipal Tertulina Andrade. A palestra “Descobrindo Caminhos para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, que contou com a participação 120 mulheres, abordou o combate à violência doméstica e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.
Segundo a Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira, o objetivo das palestras nas escolas “é promover uma sensibilização acerca do enfrentamento à violência contra a mulher, possibilitando o conhecimento de ações e espaços institucionais que promovem este enfrentamento”. Desta forma, a escola e a família criam laços de fortalecimento em suas relações diárias.
Para a Psicóloga Laylla Fontes, a iniciativa é essencial no sentido de prevenir e orientar as mulheres. “É importante ressaltarmos essas questões para todas as mulheres que vivenciam algum tipo de violência. Com as palestras, elas podem fazer questionamentos e sanar dúvidas a respeito do assunto. Buscamos também realizar um trabalho preventivo e informar as mulheres sobre os seus direitos”, afirmou.

quinta-feira, 8 de março de 2012

No mês de março, CREAS aborda a luta contra a violência à Mulher



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, em parceria com a Escola Edvaldo Santiago, realizou a palestra “Descobrindo Caminhos para o Enfrentamento contra violência a Mulher”. A atividade aconteceu na comunidade do ACM e contou com a participação da Psicóloga Laylla Fontes e da Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira.
Em trecho da palestra a psicóloga Laylla se refere que “a violência contra a mulher não está limitado, não escolhe raça, condição social ou idade. A diferença é que entre as mulheres de aquisição maior, acabam não falando sobre a violência sofrida, por vergonha, medo ou até mesmo por dependência financeira”. Prossegue a fala: “As mulheres devem ter coragem para denunciar os agressores, pois estão se protegendo contra futuras agressões. Enquanto elas ocultarem a violência sofrida, não conseguirão encontrar soluções para o crime sofrido”. O que há de novo nessa história é que as mulheres têm através da Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) todos os seus direitos assegurados.  .
Segundo Lívia “o objetivo do CREAS é apoiar as mulheres que vivenciam a violência no processo de reconstrução de suas vidas. É preciso que elas tenham poder para mudar o rumo de suas histórias tendo uma vida livre de violência e para que isso aconteça é necessário ter conhecimento dos seus direitos”.