sábado, 28 de janeiro de 2012

NOSSO CREAS E OS DESAFIOS PARA 2012

Histórico
A unidade pública estatal prestadora de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos, caracterizando-se como centro coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade.
O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência na prestação de serviços executados no próprio Centro e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais existentes no município, as demais políticas públicas setoriais e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos para prestação destes serviços.

Atualmente os serviços prestados pelos CREAS são:

•    Serviço Especializado à Família - SEF
•    Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade
•    Serviço Especializado de Abordagem em Espaços Públicos
•    Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Os objetivos dos serviços ofertados pelos CREAS visam:

Promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços prestados àqueles que sofreram violação de direitos ou estão sujeitos a riscos sociais, potencializando as ações de proteção social especial de média complexidade, ofertando serviços que possam contribuir para:
•    Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social.
•    Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
•    Fortalecer as redes sociais de apoio da família.
•    Processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades.
•    Reparar de danos e da incidência de violação de direitos.
•    Prevenir a reincidência de violação de direitos.

Público Alvo:

Crianças e adolescentes, suas famílias e indivíduos que vivenciam violações de direito por ocorrência de:
•    violência física, psicológica e negligência;
•    violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
•    situação de rua e mendicância;
•     vivência de trabalho infantil;
•     discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
•    descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI em decorrência de violação de direitos e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.
•    E adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade (Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

Atualmente atende uma demanda de 75 usuários por mês, através de palestras e campanhas educacionais, acompanhamento escolar, visitas domiciliares e encontro de grupos sócio-educativo. A equipe que atua no CREAS é multidisciplinar com psicólogo, pedagogo e assistente social atendendo de segunda a sexta em horário comercial.

Serviços e Ações

•    Realiza serviços sistemáticos de orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às famílias e ao conjunto dos seus membros, com seus direitos violados.
•    Realiza atividades que desenvolvam o fortalecimento dos vínculos familiares, as potencialidades e habilidades do conjunto dos seus membros.
•    Identifica e aborda as pessoas em situação de risco social e com direitos violados, por meio da busca ativa.
•    Mobiliza e articula com as instituições que executam atividades com crianças, adolescentes e famílias nas áreas de abrangência dos CREAS.

Saiba onde encontrar os CREAS

 CREAS - Rua Dr. Borges de Barros, 145, Centro. Fone: 3531-7442
( Ao lado da Floricultura Cheiro do Campo)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NASCE O GRUPO DAS MULHERES NESTA TERÇA FEIRA (10) NO CREAS.



 Dia 8 de março de 1857, em Nova York - EUA, operárias da indústria têxtil saíram às ruas em busca de melhores condições de trabalho. A jornada era, em média, de dezesseis horas, enquanto a remuneração das trabalhadoras equivalia a metade do salário dos homens. Após a passeata, as trabalhadoras reuniram-se na fábrica. Os patrões incendiaram o prédio. Resultado: 129 corpos de mulheres queimadas.
Hoje em dia, o 8 de março é bem diferente. Muita coisa mudou em relação à vida das mulheres daquele tempo pra cá. Muitos avanços, conquistas, sonhos e desejos foram realizados. Mas enquanto perdurar a desigualdade de fato entre mulheres e homens, muito teremos a construir. “A realidade que nos cerca aponta para a violência e discriminação”. Assegura a Assistente Social Alana D’el Rei.
Segundo Lívia Teixeira, temos no Brasil uma Constituição avançada na proteção dos direitos da mulher. Vários tratados internacionais de proteção dos direitos humanos das mulheres foram ratificados. Mas, só estar na lei não é suficiente. É preciso que essa legislação seja praticada e que nossos direitos sejam respeitados pela família e pela sociedade.
Foi pensando nesse longo caminho a trilhar, em busca de uma vida melhor, mais feliz e igualitária, que resolvemos somar esforços a esta luta criando um grupo só de mulheres. Afirma Laylla Fontes (Psicóloga)
Nossos objetivos são:
Ø      Desenvolver suporte técnico que facilite os meios de enfrentamento a violência contra mulher;
Ø      Apoio psicossocial;
Ø      Fortalecimento de vinculo;
Ø      Resgatar auto estima;
Ø      Facilitar o contacto com os conteúdos reprimidos;

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SOLENIDADE DE POSSE DO CONSELHO TUTELAR DE IPIAÚ









Foram empossados nesta quarta-feira (4) pela manhã os novos membros do Conselho Tutelar de Ipiaú, eleitos no final do ano passado. A solenidade de posse aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS contando com a presença do prefeito em exercício, Deraldino Alves de Araújo, o Secretário de Ação Social e Desporto Janathan Pires, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Vilma dos Santos Ramos, a Secretária de Educação Norma Calhau, a Secretária de Saúde Jamine Barros. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
O prefeito em exercício, Deraldino Alves de Araújo, conclamou a união dos conselheiros para a realização de um trabalho sério e forte, à altura do que Ipiaú necessita, ressaltando que, " O bom conselheiro é aquele que busca conhecer melhor a cada dia a comunidade e seus problemas”.
A Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira, disse que a eleição dos conselheiros nada mais é que a democracia se espalhando para todos os segmentos da vida nacional. Desta forma, estamos aprimorando os mecanismos de controle social para que possamos construir sistemas eficientes de defesa das crianças e adolescentes. E acrescentou: agradeço a dedicação dos conselheiros que estão deixando seus cargos e desejo uma feliz gestão para os que estão assumindo hoje seus postos.


Foram empossados os cinco candidatos mais votados na eleição realizada no ano passado São eles: Antonio Rosa Menezes, Daniel Pimentel Cabral, Carolina de Oliveira Souza, Nayara Cristina Amorim Peixoto, Selma Soares de Jesus.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PLANO DE AÇÃO DO CREAS PARA 2012

 
Um plano de Ação já foi traçado para 2012 e as prioridades do CREAS serão:
  • dar continuidade ao acompanhamento psicossocial às famílias usuárias; 
  • fortalecer o trabalho de prevenção da violência; 
  • realizar palestras, panfletagem, caminhadas;
  • realizar o CREAS Itinerante nas comunidades mais distantes proprocionando o atendimento;
  • articular uma rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes;
  • disponibilizar cursos de capacitação para a equipe do centro de referência.
“O objetivo do Governo de Mãos Dadas com o Povo é estar sempre à disposição da comunidade e, neste sentido, o CREAS estará de portas abertas para atender à população, inovando na busca constante da melhoria do atendimento”, disse Lívia Teixeira.
Os atendimentos prestados pelo CREAS estendem-se a todos os membros das famílias dos indivíduos, por meio de:
  • orientação;
  • acompanhamento;
  • visitas domiciliares;
  • oficinas;
  • palestras socioeducativas;
  • encaminhamentos a rede de proteção social.
Neste trabalho atuam profissionais das áreas de:
  • serviço social;
  • psicologia;
  • advocacia;
  • educador social.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ipiaú está localizado na Rua Borges de Barros, nº. 145, Centro – Tel. (73) 3531.7442.
O atendimento é prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, no CREAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI;

Ø      Serviço Especializado em Abordagem Social
Ø  Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
Ø      Atendimentos Psicossocial;


Objetivo: Ofertar serviços especializados e continuados que possam contribuir para:

Ø      Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social.
Ø      Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
Ø      Fortalecer as redes sociais de apoio da família;
Ø      Processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades.
Ø      Reparar de danos e da incidência de violação de direitos.
Ø     Prevenir a reincidência de violações de direitos.

Público-alvo: Crianças e adolescentes,idosos, mulheres, pessoas com deficiências,   devem ser atendidas famílias e indivíduos que vivenciam violações de direito por ocorrência de:
Ø      Violência física;
Ø      Violência psicológica;
Ø      Negligência;
Ø      Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
Ø      Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
Ø      Tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono;
Ø      Trabalho infantil;
Ø      Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
Ø      Descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI; ·.