quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CREAS FAZ LEVANTAMENTO DOS ATENDIMENTO DE 2011



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar ações para os usuários.
O CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo a Coordenadora Lívia Teixeira, o CREAS atendeu a 139 famílias individualizadas de violação de direitos, os quais constituem demandas por serviços de proteção social especial.
Apesar da busca espontânea, encaminhamentos e do número de denúncias ter aumentado com o Disque 100, busca onde o denunciante não precisa se identificar, esse número não condiz com a realidade da violência em Ipiaú, pois muitas das ocorrências não são denunciadas e muitos dos casos não são encaminhados ao CREAS.
Visando escutar e apoiar às vítimas de violência, o CREAS disponibiliza atendimento psicossocial individual e em grupo. Em 2011 foram realizados 831 atendimentos psicossocial, 127 visitas domiciliares, 10 CREAS Itinerante, 64 oficinas socioeducativas e 51 atividades externas.
Para Lívia Teixeira, faz-se necessário destacar o apoio  do " Governo de Mãos Dadas com o Povo" da Secretaria de Assistência Social e Desporto, que não mediram esforços para assegurar ao CREAS a oferta de serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.
A coordenadora destacou o empenho de sua equipe, assistente Social Alana D’el Rei,
Psicóloga Laylla Fontes, Profissional de Abordagem Ingrid Barreto, Auxiliares Dalva Novais e Sinésia Oliveira, que estiveram juntos neste trabalho. A equipe deseja à todos um  FELIZ 2012.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CREAS ENCERRA OFICINAS EM CLIMA DE FESTA

Um momento de lazer e descontração marcou o encerramento das atividades das oficinas das Crianças e Adolescentes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) nesta quinta-feira, dia 21. Em clima de festa as crianças participaram de uma dinâmica de Entrosamento e Encerramento onde compartilharam as coisas boas acontecidas durante o ano de 2011. O evento aconteceu na sede do CREAS, na Rua Borges de Barros, 145, Centro.
Segundo a Coordenadora do CREAS Lívia Teixeira,
as oficinas, foram voltadas às Crianças e adolescentes das Instituições, visando resgatar e fortalecer os laços familiares. As oficinas contam, em média, com 15 crianças realizadas pela Psicóloga Laylla Fontes e a Assistente Social Alana D’el Rei.  As atividades entram em recesso para as festividades de fim de ano e recomeçam em Janeiro próximo.
O CREAS é um espaço público mantido através da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Desporto do Município.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

REUNIÃO C0M A REDE DO SOCIAL



Nesta quarta-feira (21) foi realizada a reunião da Rede Social de Ipiaú no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
A reunião da rede social tem como objetivo fazer um elo entre os órgãos e entidades com a sociedade, para que juntos possam conversar e trazer benefícios para o cidadão, numa perspectiva de responsabilidade compartilhada nas ações sócias do “Governo de Mãos Dadas com o Povo” foi composta pelo CREAS, CRAS I, CRAS II, Secretaria de Ação Social e Desporto, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente-CMDCA e Conselho Tutelar.
Essa será a primeira de muitas, pois pretendemos realizar reuniões mensais, locais designados pelos que integram a rede e é aberta para quem quiser participar, pois a rede acredita que isoladamente não conseguiria nenhum resultado. A cada reunião é discutido um tema diferente que envolve: educação, saúde violência familiar, uso indevido de drogas, etc., e no final de cada reunião são feitos os devidos encaminhamentos, pertinentes ao tema, discutidos no dia.
                                                                      

domingo, 18 de dezembro de 2011

CREAS DESEJA A COMUNIDADE IPIAUENSE

Que os sinos do Natal
sejam portadores de
alegrias e esperanças.
E que o Ano Novo renove  nossos sonhos e fortaleça nossa fé em construir um mundo melhor.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

Equipe  CREAS