terça-feira, 18 de outubro de 2011

OFICINA SOBRE BULLYING




O Bullying (Violência Escolar) é um termo de origem inglesa que descreve atos de violência física ou psicológica praticados por um ou mais indivíduos com o objetivo de intimidar um indivíduo ou um grupo mais fraco. O “ Bulliying na escolar é uma fenômeno cada vez mais frequente e visível, trazendo uma multiplicidade de consequências nas vítimas, nomeadamente em termos da sua auto-estima e até da sua saúde física e psicológica.  Colocar apelidos, humilhar, discriminar, bater, roubar, aterrorizar, excluir e divulgar comentários maldosos são alguns exemplos (LOPES NETO, 2005).
O "bullying" envolve uma multiplicidade de comportamentos, tais como:

             atos de agressividade física 
             agressões verbais
             comportamentos de manipulação social ou indiretos
             maus-tratos psicológicos  
               __     ataques as propriedades
     

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CREAS E CRAS II DE MÃOS DADAS NAS AÇÕES SOCIAIS



O CRAS II - Centro de Referência de Assistência Social iniciou o processo de cadastramento das famílias do bairro da Irmã Dulce com preenchimento do Formulário de Atendimento realizado no centro. Este recadastramento é realizado pela equipe do CRAS II em parceria com o CREAS e tem como finalidade refazer o mapeamento do bairro para posterior estruturação do trabalho a ser desenvolvido.
Diante das informações colhidas e nas visitas, a equipe consegue ter uma visão ampla da real necessidade dos usuários de forma individual, podendo realizar os encaminhamentos para a Rede de Proteção (Conselho Tutelar, CAPs, Secretaria de Assistência Social, PSF, Bolsa Família, CREAS), além de manter o acompanhamento com as famílias e inserção em Projetos (PETI, Projovem) e Grupos de Convivência. Segundo a Coordenadora Juanna Martha.
Esse cadastramento é fruto da parceria entre o CRAS II e o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que dentre outras ações, está planejando realizar os Centros Itinerantes nessa comunidade em breve. O cadastramento foi feito no CRAS II. Não Percam o CRAS II e CREAS Itinerantes!!!


sábado, 15 de outubro de 2011

ATENDIMENTOS DO CREAS

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO "GOVERNO DE MÃOS DADAS COM O POVO"


O trabalho desenvolvido em rede do “Governo de Mãos Dadas com o Povo” entre Secretária de Ação Social e Desporto, CRAS, CREAS, Saúde e Educação, serve como suporte ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e, por isso, está contribuindo com a Erradicação do Trabalho Infantil, no nosso município.
“A partir dessas unidades, é possível constatar as formas existentes de trabalho infantil em cada município e atuar tanto no combate como na prevenção. As unidades são capazes de oferecer todo o suporte às famílias para que não utilizem a prática como forma de sobrevivência”,  afirma a coordenadora do CREAS, Lívia Teixeira.
Uma das formas utilizadas pelo Peti para garantir a sobrevivência das famílias é sua integração com o Programa Bolsa-Família, é que as famílias atendidas participam de atividades socioeducativas e de convivência promovidas pelo Peti , além disso, são acompanhadas pelo CREAS já que seus direitos foram violados.

CREAS PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SALVADOR SOBRE TRABALHO INFANTIL








O Ministério Público do Trabalho na Bahia, em parceria com Organização Internacional do Trabalho(OIT), e a Superintendência  Regional do Trabalho da Bahia  , organizou em Salvador nesta sexta-feira, 14, às 8:30h, no Auditório do Ministério Público  do Trabalho, uma Audiência Pública. Na ocasião, foi feita apresentação do referido Guia de Políticas Públicas, bem como esclarecimentos voltados a capacitação dos gestores municipais para o efetivo enfrentamento ao trabalho infantil, conforme a programação abaixo.

Programação:

08:30 – Composição da Mesa
09:00 – Contextualização sobre o Trabalho Infantil
10:00 – Apresentação do Guia de Políticas Públicas
11:00 – Exemplos de Boa Prática Municipal
12:00 – Encerramento  

PARCERIA CREAS E ROTARY CLUB DE IPIAÚ COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS








Comemorada em muitos países, e em datas distintas, o Dia das Crianças busca refletir sobre as condições e os cuidados que devemos ter com aqueles que podem ser a promessa de um futuro melhor para todos.
No Brasil, a data foi criada na década de 1920, por proposta de um deputado federal, como forma de homenagear todos os pequenos brasileiros. Em 1990, o país torna-se o primeiro a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das Nações Unidas e garante os direitos e a proteção integral de criança e adolescentes com a instituição do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
O CREAS em parceria com o Rotary Club de Ipiaú  abraçam está bandeira levando as crianças e adolescentes da Fundação Alvina Godinho  para desfrutarem de uma tarde com  momentos de descontração e diversão, com direito a banho de piscina, parque infantil,pula-pula, espaço Kids, jogos e guloseimas  no Sítio Engraçadinho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



O que é
 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
  
Objetivo
Ofertar ação ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos. Para tanto, deverá organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família, inclusive no que tange a orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.

 Publico Alvo
Neste momento de implantação do SUAS, os CREAS darão atendimento às situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, tendo como foco de ação a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção a suas crianças e adolescentes.
Após esses serviços estarem consolidados, cada município verificará a possibilidade de ampliação gradual dos serviços, de modo a abarcar outras situações de violação de direitos (de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, dentre outras).

O CREAS presta atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias nas seguintes situações:

·         crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual;
·         crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência);
·         famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades;
·         crianças e adolescentes em situação de mendicância;
·         crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar;

Como Funciona
O CREAS articula os serviços de média complexidade e opera a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, prestando diretamente os seguintes serviços:
·    
  •           Serviço de Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes;
  • ·         Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias com seus Direitos Violados;
          Estes serviços devem funcionar em estreita articulação com os demais serviços da proteção social básica e da especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FESTA EM COMEMORAÇÃO O DIA DO IDOSO










Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso e, logo em seguida, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas da Terceira Idade, em 1º de outubro. Com o objetivo de comemorar as duas datas, a coordenadora da Casa Deraldina de Amparo a Velhice junto com o CREAS e Aline Eça, realizaram uma animada festa.O Dia Nacional do idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem por objetivo refletir a situação dos idosos, seus direitos e dificuldades. O evento contou com integrantes do grupo da Terceira Idade de Itagibá.
A coordenadora do CREAS enfatizou que a comemoração desta data é uma tentativa de chamar a atenção para o panorama existente na sociedade que “inventou” a velhice, produzindo uma reflexão sobre o comportamento da sociedade com e na terceira idade, e o desenvolvimento de uma nova postura, solidária e inteligente, em relação a essa etapa da vida. “Essa é uma oportunidade especial para alertarmos e sugerirmos providências para o envolvimento de todos no processo cultural de valorização e respeito àqueles que alcançaram uma idade maior”, disse a coordenadora. “Mesmo porque todos nós queremos chegar lá”, completou.