terça-feira, 30 de agosto de 2011

ATENDIMENTOS DO CREAS

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS do Governo de Mãos Dadas com o Povo realizou, em agosto, 156 atendimentos de jovens, adolescentes, mulheres, idosos com seus direitos violados. O número de atendimento do CREAS aumentou nos meses de maio a agosto devido a mudanças na forma de abordagem e assistência as pessoas com seus direitos violados. Agora, além do atendimento no próprio CREAS, os profissionais do Centro realizarão atendimento, em alguns pontos de Ipiaú. O  Projeto é chamado de “Creasnaestrada”. Estes são os locais onde o CREAS realizará seus atendimentos, de acordo o cronograma abaixo:
Ø      25/08/2011 – Centro Comunitário Sete de Setembro- CBS
Ø      27/08/2011 - Centro Comunitário Sete de Setembro - CBS
Ø      08 /09/2011 e 15 /09/2011- Posto Epifânio Florêncio - Aparecida
Ø      21 /09/2011 e 28 /09/2011- Posto Noé Bonfim- Avenida
Ø      06/10/2011 e 13/10/2011 – CRAS II- Emburrado
Ø      21/10/2011 e 28/10/2011 – Posto Juvêncio Alencar Gondim- ACM
Ø      08/11/2011 e 22/11/2011 – Escola Municipal Patrícia Teixeira – Sítio. 

O CREAS é vinculado a Secretaria de Assistência Social e Desporto de Ipiaú. É formado por uma equipe de  08 profissionais, entre psicólogo, assistente, pedagogo, profissionais de abordagem,advogada, entre outros. O principal objetivo é dar apoio as pessoas com seus direitos violados e suas famílias. Para isso, também é desenvolvido uma trabalho junto aos pais, irmãos e demais familiares.

sábado, 27 de agosto de 2011

CREAS FALA SOBRE FAMÍLIA NO CBS








     
Neste sábado, dia 27 de agosto, a equipe do CREAS realizou um encontro com os pais do Centro Comunitário Sete de Setembro- CBS, com o tema:  “A importância  da Família.” Acreditamos que a família é a base essencial na formação do ser humano. É nela que buscamos nossas referências, nossas raízes que nos nortearão para vislumbrar o mundo. A Base de uma família feliz está em ter cada membro da família em franco crescimento, cada um em sua fase, em seu tempo, mas todos devem estar crescendo. Crescer é doloroso. Crescer é desafiante. Causa medo às vezes. Traz conflitos. Envolve sentimentos e pensamentos bons e ruins. Leva ao confronto com aqueles que já passaram de fase e por isso acham que a fase do que vem atrás é mais fácil, não é. É tão difícil quanto a sua próxima fase. Nos dias atuais quando valores e padrões estão se diluindo no mar da informação, é bom que paremos um pouco para refazermos nosso arsenal de princípios da boa convivência e do bom viver.

domingo, 21 de agosto de 2011

OFICINA AUTONOMIA E IDENTIDADE







A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento. Foi pensando desta forma que resolvemos trabalhar nossas crianças e adolescentes da Fundação Antonio Carlos Magalhães. Pois, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças significa ajudá-Ias a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas. Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a pouco se tornam referências. Nas oficinas, quando as crianças aprendem, por exemplo, a ordenar um joguinho, a brincar com carrinhos, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que lhes permitem formar uma opinião sobre si.Portanto, a construção de uma auto-imagem positiva requer que, essas crianças tenham experiências em situações que lhes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança, que é um elemento básico, para atrever-se e a explorar novas situações, novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de endereçá-las a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso.“Trata-se de combinar as metas com o alento para superá-las, a correção com o encorajamento, o reconhecimento dos limites com as possibilidades.” Afirma a Lívia.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CREAS REALIZA OFICINAS COM ADOLESCENTES






 As oficinas semanais no CREAS são conduzidas pela Psicóloga Milena Fernandes, destinadas a tratar de temáticas relacionadas a sexualidades, alimentação, drogas, higiene entre os temas. Tem como público Alvo as adolescentes da Fundação Alvina Oliveira Godinho. Sabendo-se que o nosso corpo é uma bela e complexa máquina, para que funcione perfeitamente, temos de cuidar do corpo e da mente, com uma alimentação saudável, com a prática de exercício físico e com boa higiene.  Foi pensando desta maneira resolvemos trabalhar com estes temas, afirma Milena.

domingo, 7 de agosto de 2011

OFICINA: REGRAS E LIMITES






CREAS ITINERANTE É MAIS UMA AÇÃO DO GOVERNO DE MÃOS DADAS COM O POVO


Para garantir que o serviço chegue à população, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social/CREAS, ligado à Secretaria de Ação Social e Desporto de Ipiaú, criou o projeto “CREAS Itinerante”. Assistente social, psicóloga, profissionais de abordagem, pedagoga se deslocam para diversos bairros da cidade e realizam o primeiro atendimento às vítimas de violência, seja ela psicológica ou sexual ou em situações que envolvam negligência e exploração.
A itinerância facilitará o acesso para muitas pessoas, onde deverá atender uma parcela significativa dos usuários que encontram dificuldades de se locomoverem até o CREAS, desta forma diminuirá os problemas. “Ficando mais próximos dos usuários, podemos garantir atendimento aos cidadãos ipiauense, sendo mais uma ação do Governo de Mãos Dadas com o Povo”. Disse a coordenadora Lívia.
As vitimas recebem acolhimento, acompanhamento psicológico, de assistência social e encaminhamento jurídico. O CREAS atende em horário comercial, qualquer cidadão vitima de Violência. O centro está situado a Rua Dr. Borges de Barros, 145, centro (próximo a Floricultura Cheiro do Campo).